A Escola Estadual Alda Escopel, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, foi ocupada há dez dias por estudantes contrários ao projeto apresentado pelo governo que prevê a implantação de Parceria Público-Privada (PPP) na gestão de escolas de Mato Grosso. Cerca de 20 alunos da própria unidade e das escolas estaduais Paulo Freire e Monteiro Lobato, também daquele município, se revezam para dormir no local e manter as atividades culturais em dia.
O estado diz que vai fazer audiências públicas para discutir o tema com a população, mas já contratou a empresa que vai elaborar o projeto para definir os detalhes da parceria com a iniciativa privada.
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De acordo com a organização do movimento em Primavera do Leste, no local estão sendo realizadas palestras e gincanas educativas. Os alunos pedem melhorias na Educação e rejeitam a possibilidade de implantação de PPP nas escolas por defenderem que tal ato resultaria na privatização do ensino público por parte do governo do estado.
Os estudantes ainda cobram a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para apurar possíveis desvios de dinheiro da educação no estado.
Rondonópolis
Pelos mesmos motivos, a Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi ocupada por cerca de 20 alunos de diversas escolas estaduais daquele município, bem como universitários. Segundo os organizadores da ocupação, no local os alunos participam de debates, de rodas de conversa, de palestras, de oficinas sobre artes, esporte, história, línguas, meio-ambiente e política
Além disso, os estudantes afirmaram que apoiam a greve dos servidores da Educação, que cobram do governo do estado o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), que totaliza 11,28%.
Outro lado
O governo disse que vai fazer audiências públicas para ouvir a população sobre a implantação do modelo de PPP na gestão escolar e que o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços nas escolas.
O projeto prevê a construção de 31 novas escolas, e reforma, ampliação, gestão, manutenção e operacionalização de serviços não-pedagógicos de outras 44 unidades escolares da rede estadual e 15 Centros de Formação e Atualização de Professores.