26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 11:30 - A | A

Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 11h:30 - A | A

SAÚDE

Mato Grosso cancela todas as cirurgias eletivas a partir de hoje devido ao coronavírus

Medida é para que as UTIs possam ser disponibilizadas às pessoas que necessitam de tratamento de urgência e emergência

Olhar Direto

A partir desta quarta-feira (18), o estado de Mato Grosso decidiu cancelar todas as cirurgias eletivas (tratamento cirúrgico proposto, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programado) para que as UTIs possam ser disponibilizadas às pessoas que necessitam de tratamento de urgência e emergência devido ao Covid-19.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Até então, segundo o secretário Gilberto Figueiredo, a atuação da Secretaria de Saúde é para vigilância em saúde nos hospitais regionais, porém, a partir de hoje, com pelo menos dois casos confirmados, a atenção da Pasta é para assistência dos pacientes.

“O Governo do estado já está se preparando. Estamos revendo perfis de todos os hospitais regionais com providência no sentido de ampliar a capacidade para internação clínica e aumentar a capacidade de internação dos leitos de UTI para os casos que possivelmente possam ser graves. Por força disso, a partir de hoje suspendemos o agendamento das cirurgias eletivas”, explicou Figueiredo.

O secretário ainda comenta sobre o motivo para a suspensão das operações, tendo em visto o aumento dos casos de corona vírus em Mato Grosso. “As cirurgias eletivas não têm caráter emergencial, tendo em vista que se houver um aumento de casos, os pacientes precisarão de respiração mecânica e isso acumula pacientes em UTIs que necessitam de respiração mecânica e esses leitos de UTIs precisam estar aptos a receber os pacientes de urgência e emergência”.

Quanto aos casos que já acontecem normalmente, como AVCs, traumatismos e outras patologias que necessitam de UTI não serão afetados de atendimentos. “É lógico que é importante ressaltar que os casos que são atendimentos diariamente e normalmente não serão paralisados. Aqueles casos de acidente vascular cerebral, infartos, pacientes crônicos de nefrologia, continuarão utilizando as UTIs da rede públicas”, comentou o secretário que afirmou que pelo menos 60% dos atendimentos poderão ser para pacientes infectados com o coronavírus.

Atualmente, dois casos foram confirmados em Mato Grosso e outros 15 estão sub suspeita. Devido a pandemia, o prefeito de Cuiabá paralisou as aulas da rede municipal de educação. Já a rede estadual suspende as aulas a partir do dia 23 de março até o dia 5 de abril.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]