Terça-feira, 24 de Junho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,52 | EURO R$ 6,42

24 de Junho de2025


Área Restrita

Internacional Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019, 12:09 - A | A

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019, 12h:09 - A | A

Internacional

Governo publica ordem de pente-fino na fiscalização de barragens brasileiras

Isac Nóbrega/PR Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa a região de Brumadinho; governo determinou pente-fino na fiscalização de barragens O governo...

Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa a região de Brumadinho; governo determinou pente-fino na fiscalização de barragens
Isac Nóbrega/PR
Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa a região de Brumadinho; governo determinou pente-fino na fiscalização de barragens

O governo publicou, na edição da manhã desta terça-feira (29) do Diário Oficial da União, duas resoluções que determinam um pente-fino na fiscalização de barragens brasileiras. A publicação é feita poucas horas antes da reunião ministerial desta terça-feira, marcada para discutir mudanças na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

A maior atenção sobre a fiscalização de barragens foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, no mesmo dia do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Pelo texto publicado hoje, os órgãos fiscalizadores terão que avaliar imediatamente a necessidade de remoção de instalações para garantir a integridade dos trabalhadores que atuam nesses locais. A determinação é de que seja dada prioridade a uma lista barragens classificadas como de "dano potencial associado alto" ou com "risco alto".

O governo ainda recomenda auditorias em procedimentos da fiscalização de segurança de barragens e a atualização de cadastros desses empreendimentos para serem incorporados ao sistema nacional de informações. As empresas responsáveis pelas barragens também são cobradas pelo Executivo a cumprir recomendações de relatórios e atualizar dados de todos os empreendimentos periodicamente.

Em uma segunda resolução, também publicada nesta terça-feira, a Presidência da República determinou a continuidade de esforços “para o pronto atendimento às vítimas diretas e indiretas da ruptura da barragem do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, e que mobilizem recursos humanos e financeiros para esse fim”.

Às 9h, o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, comandará reunião ministerial para tratar da tragédia ocorrida há quatro dias. Pelo último balanço, foram confirmados 65 mortos, 279 pessoas desaparecidas e 135 desabrigados.

Desde o rompimento da barragem, o governo instalou um gabinete de crise que tem analisado a situação na região e estudado mudanças na legislação que trata sobre esses empreendimentos. A Política Nacional de Segurança de Barragens foi criada em 2010 e prevê padrões de segurança para reduzir a possibilidade de acidentes em barragens.

Com o desastre de Mariana, há três anos, diversas propostas foram apresentadas para atualizar o texto, mas a mudança da lei ainda não avançou no Congresso.

* Com informações da Agência Brasil.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]