Os 9,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos na folha de pagamento nos últimos anos podem informar à autarquia a partir desta quarta-feira (14) se autorizaram ou não os abatimentos nos benefícios. Quem não reconhecer os valores descontados poderá solicitar a devolução do dinheiro.
O beneficiário precisar informar ao INSS se reconhece ou não os descontos realizados pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Os dois canais de atendimento também podem ser usados para o aposentado ou pensionista pedir o dinheiro de volta.
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Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios receberão a devolução dos valores com atualização monetária.
A restituição seguirá o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que corrige os valores pela inflação acumulada no período.
Veja o passo a passo para pedir o dinheiro de volta
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Dentro do app, após fazer login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela;
- Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”;
- Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.
Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo. Faça assim: