Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) em Campinas, no interior de São Paulo, e do Instituto Fraunhofer IVV, da Alemanha, criaram uma “carne” vegana à base de farinha de girassol.
O ingrediente é extraído do óleo da semente da planta, retirando as cascas. No processo, também foram adicionados tomate em pó, especiarias e uma mistura de fontes de gordura com óleo de girassol, oliva e linhaça.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
As massas foram moldadas no formato de hambúrguer e assadas. O resultado da análise do alimento mostrou que ele tem alto teor de proteínas, gorduras e minerais benéficos à saúde, em especial o ferro, zinco e magnésio.
Cultivo em expansão no Brasil
A pesquisa, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), se baseou no fato de que o óleo de girassol é muito utilizado na Europa e o cultivo da planta está em expansão no Brasil. Além disso, o ingrediente não é geneticamente modificado e é uma fonte importante de proteína.
Uma das pesquisadoras do Ital, Maria Teresa Bertoldo Pacheco, explicou que, dentre os pontos positivos no uso da farinha da planta, está o fato de que ela “apresenta sabor e aroma muito neutros, principalmente em comparação às diversas proteínas vegetais presentes no mercado”.


















