Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

05 de Novembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025, 09:33 - A | A

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025, 09h:33 - A | A

Vegana

Pesquisadores de SP e da Alemanha criam carne com farinha de girassol

Pesquisa que levou à criação de carne vegana foi feita em parceria entre cientistas de Campinas e do Instituto Fraunhofer IVV, da Alemanha

Administração

 

Metrópoles
Foto-saltodelguairaaldia.com
 

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) em Campinas, no interior de São Paulo, e do Instituto Fraunhofer IVV, da Alemanha, criaram uma “carne” vegana à base de farinha de girassol. 

O ingrediente é extraído do óleo da semente da planta, retirando as cascas. No processo, também foram adicionados tomate em pó, especiarias e uma mistura de fontes de gordura com óleo de girassol, oliva e linhaça. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 
 

As massas foram moldadas no formato de hambúrguer e assadas. O resultado da análise do alimento mostrou que ele tem alto teor de proteínas, gorduras e minerais benéficos à saúde, em especial o ferro, zinco e magnésio.

Cultivo em expansão no Brasil

A pesquisa, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), se baseou no fato de que o óleo de girassol é muito utilizado na Europa e o cultivo da planta está em expansão no Brasil. Além disso, o ingrediente não é geneticamente modificado e é uma fonte importante de proteína.

 

Uma das pesquisadoras do Ital, Maria Teresa Bertoldo Pacheco, explicou que, dentre os pontos positivos no uso da farinha da planta, está o fato de que ela “apresenta sabor e aroma muito neutros, principalmente em comparação às diversas proteínas vegetais presentes no mercado”.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]