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EDUCAÇÃO

Primavera tem três escolas selecionadas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A seleção ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho, com a participação de estudantes e professores

SEDUC

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14.7), a relação das 50 escolas da rede estadual selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Brasília. 

Em Primavera do Leste foram selecionadas as escolas estaduais Sebastião Patrício, Cremilda Viana e Alda G. Scopel. Ainda na DRE de Primavera, a escola João Pedro Torres, de Poxoréu, também será participante.

A seleção ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho, durante as conferências municipais, que reuniram estudantes e professores em torno de debates e projetos sobre mudanças climáticas e justiça ambiental.

Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca mobilizar escolas como espaços de protagonismo juvenil frente aos desafios ambientais contemporâneos. 

A próxima fase será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, reunindo os projetos e delegações escolares em Cuiabá para a etapa estadual. A fase final, de âmbito nacional, ocorrerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com a presença de estudantes de todo o país.

Na etapa estadual, cerca de 50 estudantes e 50 professores participarão de atividades formativas e apresentarão os projetos selecionados pelas conferências municipais. Desses, 18 estudantes e um projeto vencedor representarão Mato Grosso na conferência nacional. O processo visa promover ações educativas significativas, alinhadas à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com envolvimento direto das comunidades escolares.

A conferência também contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, garantindo diversidade e inclusão na construção de soluções ambientais voltadas à realidade local e global. 

“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, explicou o secretário de Educação, Alan Porto.

Os projetos são desenvolvidos com base em atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva de propostas. As escolas envolvidas elegem delegados e delegadas, responsáveis por defender as ações em etapas posteriores. 

Além disso, a conferência oferece formação e intercâmbio de experiências, com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.

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