Terça-feira, 01 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,43 | EURO R$ 6,41

01 de Julho de2025


Área Restrita

Cotidiano Domingo, 29 de Junho de 2025, 09:47 - A | A

Domingo, 29 de Junho de 2025, 09h:47 - A | A

CONSÓRCIOS EM MT

Soluções para lixo na região metropolitana de Cuiabá é discutida

Força-Tarefa de órgãos públicos e municípios acelera fim dos lixões no Vale do Rio Cuiabá

Conteúdo Hipernotícias

Representantes de diversas instituições, incluindo o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), se reuniram com prefeitos e técnicos municipais para avançar na implementação de soluções sustentáveis para a destinação final de resíduos sólidos. O encontro, realizado na semana passada focou nos nove municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC): Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal e Chapada dos Guimarães.

A reunião teve como pauta principal o recebimento do projeto executivo enviado pelo Consórcio RMVRC, um passo crucial para as ações integradas e sustentáveis de gerenciamento de resíduos urbanos na região. Foram reforçados os alinhamentos e discussões anteriores sobre a situação regionalizada e o levantamento de custos para a elaboração de um estudo de implementação da destinação de resíduos sólidos.

Ficou acordado que o TCE-MT e o MPMT farão um acompanhamento rigoroso da implementação dos consórcios e da regularização da destinação dos resíduos, com atenção especial às regiões que ainda operam com lixões a céu aberto.

O Ministério Público reiterou seu compromisso em fiscalizar e apoiar os municípios na busca por soluções definitivas e sustentáveis, visando o fim dos lixões e a promoção da gestão integrada de resíduos sólidos em toda a área.  

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]