Domingo, 07 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,42 | EURO R$ 6,36

07 de Setembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025, 14:25 - A | A

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025, 14h:25 - A | A

NA MADRUGADA

Pane elétrica no Pronto-Socorro de Várzea Grande obriga transferência de 23 pacientes

Transformador queimado e falha no gerador mobilizaram equipes de saúde e resultaram no fechamento temporário da unidade

Conteúdo Hipernotícias

Na madrugada desta quinta-feira (4), uma pane elétrica no Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande (PSVG) obrigou a transferência de 23 pacientes internados em UTIs e no centro cirúrgico para diferentes hospitais da região.

Entre os pacientes transferidos, estavam 19 da UTI Adulto, dois da UTI Pediátrica, um recém-nascido da UTI Neonatal e um do centro cirúrgico. As transferências foram realizadas com segurança para o Hospital Metropolitano, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), Santa Casa, Júlio Müller e Hospital Santa Helena, com ventiladores pulmonares mantendo a estabilidade dos pacientes durante todo o processo.

O problema teve início por volta da 1h e se agravou às 2h40, quando o transformador da unidade, com mais de 30 anos de uso, queimou. O gerador de energia também não funcionava de forma adequada, aumentando o risco de incêndio. A situação mobilizou equipes do hospital, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande e da Prefeitura de Cuiabá, que disponibilizou suporte emergencial.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou que a rápida mobilização evitou uma tragédia maior. “O sistema elétrico é muito antigo, isso poderia ter causado um incêndio, e a evacuação seria uma catástrofe no município. Graças ao trabalho conjunto das equipes e ao apoio de Cuiabá, conseguimos salvar vidas hoje”, disse.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, também destacou a atuação integrada. “Assim que fomos acionados, nos colocamos à disposição para garantir a segurança dos pacientes. Todos foram transferidos de forma tranquila e segura, sem que ninguém ficasse desassistido”, afirmou.

O pronto-socorro de Várzea Grande segue fechado para atendimentos de urgência e emergência até a instalação de um novo transformador. A reforma na unidade prevê ainda melhorias no telhado, substituição dos geradores e atualização de toda a rede elétrica.

A concessionária Energisa constatou que a falha foi interna e se colocou à disposição para oferecer apoio emergencial.

VEJA AS DECLARAÇÕES DA PREFEITA FLÁVIA MORETTI

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]