Sábado, 05 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,42 | EURO R$ 6,39

05 de Julho de2025


Área Restrita

Cotidiano Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 16:25 - A | A

Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 16h:25 - A | A

DE VOLTA À NATUREZA

Cachorro-do-mato e jabuti são soltos em reserva e jaguatirica é resgatada no Pantanal

Animais passaram por avaliação veterinária antes da soltura

Conteúdo Hipernotícias

Dois animais silvestres, um lobete — popularmente conhecido como cachorro-do-mato, e um jabuti, foram devolvidos à natureza nesta quarta-feira (2) pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A soltura aconteceu na Reserva Cunhataí Porã, em São José do Rio Claro (296 km de Cuiabá), uma área de mais de três mil hectares de floresta preservada.  

De acordo com o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Marlon Meirelles, o lobete foi entregue voluntariamente à secretaria e passou por avaliações clínicas que comprovaram seu bom estado de saúde antes da soltura. O jabuti também recebeu os mesmos cuidados veterinários.  

O proprietário da reserva, Iraceudo Luiz de Cézaro, conhecido como “Gauchinho”, comemorou a chegada dos novos moradores. “Eu até perdi a conta de quantos animais já recebemos da Sema. Aqui temos uma grande área de floresta sem caça, um ambiente seguro para eles”, ressaltou.  

Desde dezembro de 2023, a Reserva Cunhataí Porã também abriga as antas Fred e Judite, resgatadas com ferimentos graves. Judite sofreu lesões intensas na cabeça, possivelmente provocadas por um facão, enquanto Fred teve feridas que infeccionaram, causando danos severos. Ambos foram tratados e vivem agora em harmonia com outras antas da região. “A Judite já apareceu com um filhote e isso me deixa muito feliz. Em breve, vamos construir recintos para ajudar ainda mais na recuperação de animais antes da soltura”, acrescentou Gauchinho.  

Jaguatirica resgatada no Pantanal

Também nesta quarta-feira, a equipe da gerência de Fauna Silvestre da Sema realizou a captura de uma jaguatirica que vinha sendo avistada próxima às margens da rodovia, nas imediações do SESC Pantanal, correndo risco de atropelamento. O animal foi encaminhado para avaliação em clínica veterinária e, caso necessário, passará por tratamento antes de ser devolvido à natureza.  

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]