Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,43 | EURO R$ 6,39

08 de Setembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025, 09:17 - A | A

Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025, 09h:17 - A | A

NESTA QUARTA

Audiência pública vai debater impactos de obras viárias em Cuiabá

Intervenções como BRT, Viaduto do CPA e trincheira do Jardim Leblon motivam discussão sobre soluções para reduzir transtornos no trânsito

Conteúdo Hipernotícias

Os impactos da execução simultânea de grandes obras nas principais vias estruturais de Cuiabá serão discutidos em audiência pública marcada para a próxima quarta-feira (10), às 9h, na sede das Promotorias de Justiça da Capital. O encontro, promovido pela 29ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) no YouTube.

Com o tema “Mobilidade Urbana em Cuiabá: Desafios e Soluções Durante a Execução de Obras nas Vias Estruturais da Capital”, a audiência pretende avaliar os transtornos causados pelas intervenções em andamento, como o BRT (Bus Rapid Transit), a reforma do Viaduto do CPA e a construção da trincheira no Jardim Leblon. O objetivo é coletar contribuições de autoridades, especialistas, representantes do setor produtivo e da sociedade civil para a elaboração de um plano de ação que reduza os impactos à mobilidade urbana até a conclusão das obras, prevista para 2026.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, a falta de previsibilidade sobre interrupções no trânsito e rotas alternativas, a ausência de um plano emergencial, a não adoção de escalonamento de horários de servidores públicos, a carência de manutenção e sinalização adequadas e a falta de fiscalização de veículos pesados estão entre os principais problemas enfrentados pela população.

As manifestações durante a audiência serão registradas em ata, servindo de subsídio para futuras ações do Ministério Público. A expectativa é que o debate contribua para a adoção de medidas como a melhoria da sinalização, controle de horários de veículos pesados e definição de horários alternativos para execução das obras.

Foram convidados representantes da UFMT, CDL Cuiabá, Sinduscon-MT, Fiemt, Fecomércio-MT, Instituto Cidade Legal, além das secretarias municipais e estaduais responsáveis pela gestão urbana. Cada convidado terá cinco minutos para exposição inicial, seguidos pelas manifestações dos inscritos, também com tempo limitado.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]