Sexta-feira, 13 de Junho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,56 | EURO R$ 6,42

13 de Junho de2025


Área Restrita

Cotidiano Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, 13:30 - A | A

Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, 13h:30 - A | A

SANIDADE ANIMAL

Confirmada em Cuiabá, suspeita de caso da gripe aviária

O Indea realiza o acompanhamento e as medidas já foram tomadas

VILMAR KAIZER com GD

Após a notificação de um caso em Campinápolis e monitoramento de 09 pessoas que poderiam ter contraído a Gripe Aviária por terem tido contato com as aves (duas com suspeita), o  Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) confirmou suspeita de gripe aviária em Cuiabá.

De acordo com o órgão, a propriedade rural foi isolada e amostras coletas encaminhadas para análise.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) e de acordo com o site Gazeta Digital, os animais supostamente infectados são de criação para subsistência e a localidade exata de onde o foco foi identificado não foi divulgada para evitar alarde e preservar os criadores. 

As amostras estão com o laboratório do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que irá analisar a possível infecção. Não foi divulgado o prazo para resultado dos exames.

“O trânsito de acesso ao local com suspeita já foi interrompido, isso vale tanto para pessoas, veículos e objetos. Isso é uma medida válida para evitar a propagação de materiais que tinham a carga do vírus”, informou o Indea.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]