22 de Maio de2024


Área Restrita

Política MT Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 11:11 - A | A

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 11h:11 - A | A

Política MT

Em quatro meses, Secretaria Municipal de Saúde zerou fila de exames, convocou concursados e gerou economia aos cofres públicos

Prefeitura de Cuiabá - MT

A administração da saúde pública de Cuiabá pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) fechou o mês de abril com realizações que comprovam o funcionamento das boas práticas na nova gestão, que assumiu em janeiro deste ano, após período interventivo do Governo do Estado (março a dezembro de 2023). "Mesmo diante de um cenário de calamidade pública, o trabalho que vem sendo realizado até aqui é avançado e positivo, estamos corrigindo falhas herdadas de um gabinete que surgiu com o falso mote de solucionar problemas. O trabalho que realizamos beneficia toda a população de Cuiabá e também dos demais 140 municípios já que a capital atende a todos", afirmou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Ele relembrou ainda que nesta semana mais 29 médicos. via contratação emergencial, serão contratados para fortalecer o atendimento na rede municipal. "De forma incessante, atuamos. Temos como premissa o cuidado com as pessoas", finalizou.

Posse a 485 novos servidores da Saúde de Cuiabá

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde convocou e deu posse a 485 novos servidores que foram classificados no concurso público aberto e finalizado pela pasta.

Graças à administração de Emanuel Pinheiro, o Município realizou em 2022/2023 o maior concurso desde 2014 para a área da saúde, com a oferta de 2.162 vagas. No total, mais de 38 mil pessoas disputaram as vagas. A gestão também disponibilizou seis novos cargos: médico APS (Atenção Primária em Saúde), agente de farmácia, profissional de saúde coletiva APS, terapeuta holístico, homeopata e operador de call center.

Regularização de pagamentos aos hospitais filantrópicos

Em acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) a administração da SMS realizou acordo com hospitais filantrópicos com relação a dívidas do período de intervenção, cobradas apenas após o fim desse período.

O acordo foi firmado com mediação do promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Netto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá com relação aos débitos incontroversos.

Fim do contrato suspeito firmado entre o Gabinete de Intervenção e a Medtrauma

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a rescisão do contrato firmado pelo Gabinete de Intervenção com a empresa Medtrauma Medicina Especializada. A empresa investigada pela Operação Espelho é investigada por esquema na Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Relatório de auditoria realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM) demonstrou indícios de irregularidades e sobrepreço de até 3000%. A rescisão gerou economia aos cofres públicos.

Motos para agentes comunitários

Em março foram entregues 13 motos, das quais dez foram utilizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS) que trabalham na área rural e três ficarão com a equipe de Obras da Secretaria Municipal de Saúde. A entrega dos veículos foi realizada pelo secretário de Saúde, Deiver Teixeira e pelo adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Santana.

Zerou fila de 35 procedimentos

A Central de Regulação da SMS zerou a fila de 31 exames e consultas na fila de espera. A Central realizou mutirões, como de mamografia e tomografia.

Além destes foram zerados procedimentos como: Consulta em cardiologia pediátrica, Consulta em Nefrologia Adulto em Cuiabá, Consulta em Oftalmologia de Retina, Consulta em Ortopedia - Mão, Consulta em Ortopedia - Pé, Consulta em Pediatria - em Cuiabá, Consulta em Pneumologista Pediátrica, entre outros

Espaço de Acolhimento da Mulher na UPA Verdão

O 2º Espaço de Acolhimento da Mulher foi inaugurado na UPA Verdão no dia 30 de março. O local irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, de segunda a segunda, a fim de oferecer todo suporte necessário a essas mulheres. A ação atende à recente lei federal que assegura dignidade nos atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

Convênio com UFMT para capacitar servidores e oferecer residência médica a estudantes

Em 28 de fevereiro, o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, assinou convênio que permitirá a qualificação de servidores da SMS e a realização de residência médica de estudantes de medicina da UFMT e de outros cursos em unidades de saúde do município. O prazo de vigência do convênio é de cinco anos.
O acordo de cooperação técnica é denominado Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPS), um acordo de colaboração firmado entre entes federativos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para organizar e integrar as ações e os serviços de saúde.

Veja mais ações:

Dia D da Testagem contra a covid-19 em Cuiabá

Reforma e manutenção da Unidade de Saúde da Família do Coxipó do Ouro

Determinação para realização de concurso público na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP)

Processos seletivos SMS e ECSP

Realização de inventário no CDMIC

Ampliação para 88 Equipes de Saúde Bucal

Ampliação para 190 Equipes de Saúde da Família

Mutirão que zerou exames de tomografias realizado pela Central de Regulação em parceria com o HMC e o HPSMC

Retomada de obras do PSF Pedra 90 III e IV abandonado durante Intervenção

Realização de mutirão nas USFs sobre Saúde da Mulher

Manutenção em 7 unidades entregues pela intervenção com falhas estruturais

Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]