22 de Maio de2024


Área Restrita

Polícia MT Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 17:11 - A | A

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 17h:11 - A | A

Policial

Pós-graduação reúne gestores públicos em qualificação sobre áreas úmidas

Policia Civil MT - MT

Representando a Polícia Civil, a delegada Alessandra Saturnino, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, participa do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Manejo de Áreas Úmidas, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Com carga horária de 456 horas, a qualificação de pós-graduação em manejo de áreas úmidas visa capacitar profissionais sobre o manejo e a conservação dos solos em diferentes ambientes de produção e em áreas restritas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Entre os assuntos abordados estão: o potencial e as limitações dos principais tipos de solos que compõem os ambientes de produção em MT; caracterização dos processos erosivos existentes em diferentes áreas de produção; e avaliação da qualidade do manejo e conservação do solo.

A policial civil da Dema, Alessandra Saturnino, atua na área ambiental há quase uma década, coordenando investigações de combate aos crimes ambientais, incluindo aqueles relacionados aos recursos hídricos.

Conforme a delegada, a questão das áreas úmidas é de suma importância para a preservação ambiental e o manejo sustentável dos ecossistemas, e compreender profundamente esse tema é essencial para fortalecer as habilidades no trabalho de proteção desses ambientes vulneráveis.

“Essa qualificação é uma oportunidade para aprimorar conhecimentos técnicos e científicos nessa área emergente. A abordagem multidisciplinar proposta pelo curso, que engloba temas como solo, geoprocessamento e vegetação, fornecerá uma base sólida para compreender a complexidade dos ecossistemas de áreas úmidas e os desafios enfrentados na sua conservação”, destacou Alessandra.

Para a Polícia Civil essa interação com profissionais experientes da UFMT e de outros setores da sociedade é valiosa e importante, pois permitirá a troca de experiências e a construção de redes de colaboração, ampliando os entendimentos sobre as melhores práticas de manejo e conservação do solo em diferentes contextos de produção.

Além da delegada da Dema, Alessandra Saturnino, participam do curso a secretária do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, Promotores de Justiça, entre outros servidores que trabalham diretamente com o assunto dentro dos órgãos do Estado.

Fonte: Policia Civil MT - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]