26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 06h:30 - A | A

CAPACITAÇÃO

Sindicato Rural de Campo Verde realiza curso de operador de tratores somente para mulheres

Atividade foi desenvolvida dentro da programação do Outubro Rosa

Da Redação

A operação de tratores agrícolas é um ofício predominantemente masculino, porém, o interesse das mulheres na atividade vem crescendo e neste mês de outubro, uma ação do Sindicato Rural proporcionou que mais mulheres estejam aptas a operar este tipo de máquina e prontas para atuar no mercado.

Promovido pelo Sindicato Rural de Campo Verde e pelo Senar-MT, o curso capacitou nove mulheres entre os dias 4 e 8 de outubro, com conteúdo teórico – realizado no Núcleo de Capacitação Avançada (NAC) da cidade – e muitas aulas práticas, no Parque de Exposições.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Daniela F. de Souza nunca tinha visto um trator de perto antes do curso. Ela veio de São Paulo para Campo Verde há poucos meses e viu no mercado agro uma oportunidade de crescer. “É uma área muito ampla, com muitas oportunidades. Terminando o curso, minha expectativa é trabalhar como operadora de trator. As aulas foram maravilhosas. A aula prática foi emocionante”, conta.

Larissa Guizzu tem 20 anos, é estudante de Agronomia e, ao contrário da colega Daniela, já tem muita vivência no campo. “Fui criada na fazenda a vida toda, mas encontrei muitas barreiras por ser mulher. Sempre tive vontade de operar máquinas, de estar na lavoura. O curso foi uma oportunidade, é a realização de um sonho. Na fazenda tinha as limitações e aqui no curso tive todo espaço para mexer, aprender, operar”, diz a estudante.

Ela acredita que esse tipo de curso facilita muito a inserção das mulheres na atividade. “Nós mulheres temos toda capacidade de estarmos numa turma junto com homens, tranquilamente. Porém, em uma turma só de mulheres, a compreensão, o apoio, são diferentes. A gente se sente mais livre para errar, para fazer perguntas que aparentemente podem parecer bobas e isso facilita o aprendizado”, completa Larissa.

Ênio José Mattjie trabalha há 37 anos como instrutor e esta é a primeira vez que dá aulas para uma turma inteiramente de mulheres. “O aproveitamento do curso foi muito bom. As mulheres têm um diferencial, elas são mais cautelosas, mais caprichosas e veem as coisas de forma diferente. Elas estão entrando no mercado com força”, afirma Ênio, acrescentando que espera realizar outros treinamentos como este.

Sara Capelari tem 23 anos, estuda Agronomia e já trabalha desde os 18 em fazenda, no setor administrativo. Ela resolveu fazer o curso para migrar da área administrativa para a área técnica. “Sou apaixonada por máquinas, gosto muito da parte operacional e vi neste curso um caminho que vai me possibilitar ir para o campo”, conta.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Alexandre Schenkel, acredita na importância desse tipo de ação e na relevância dos cursos gratuitos de capacitação. “Essa turma feminina foi pensada como ação dentro na nossa programação do Outubro Rosa. Tivemos palestras sobre prevenção do câncer de mama e valorização da mulher do campo, ambas gratuitas e abertas à comunidade. Trouxemos esse curso do Senar-MT como ferramenta para que as mulheres se capacitem e tenham mais oportunidades”, afirma o presidente.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]