propaganda

EDUCAÇÃO /

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 06h:30

A | A | A

Campo Verde se prepara para o retorno 100% de aulas presenciais

Rede estadual retorna hoje (18). A rede municipal vai traças estratégia em reunião com Comitê Covid-19


Imagem de Capa
Da Redação

As escolas estaduais de Mato Grosso se preparam para receber 100% dos alunos de forma presencial nesta segunda-feira (18). O ensino remoto será disponibilizado apenas para os alunos com comorbidade, os outros devem retornar às aulas presenciais.

As informações são da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A Pasta destaca que os profissionais que trabalham nas escolas tiveram a oportunidade de tomar a vacina contra Covid-19, um dos requisitos pedidos pelos professores para o retorno.

Para tomar a decisão, o governo destacou o baixo índice de morte e contaminação pela Covid-19 em Mato Grosso. Além disso, ressaltam os investimentos feitos nas medidas de biossegurança e nos repasses para digitalização das escolas. A Seduc também levou em conta o que classifica de baixo índice de contágio de Covid-19 entre alunos e servidores das escolas.

E o retorno às aulas presenciais é bem-vindo, pelo menos em Campo Verde a maioria da comunidade escolar está esperando de portas abertas os alunos. A equipe de reportagem foi até a maior escola estadual do município, Waldemon Moraes Coelho, lá a coordenadora pedagógica, Geisiane Silveira explicou que o retorno dos alunos ocorrerá de forma segura. “Nós já estávamos funcionando com 50% dos alunos desde de agosto com o revezamento de alunos, mas a partir de agora é o retorno total para que possamos recuperar um pouco do que foi perdido, sei que temos pouco tempo esse ano, mas já vai ser muito importante”.

A coordenadora assume que será difícil recuperar todo tempo perdido, bem como a defasagem de aprendizado causada pela pandemia.  “Existem projetos já em andamento quanto a essa questão desde o segundo ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Muitos alunos não tinham condições de assistir as aulas on-line, acabavam somente com as apostilas e pouca orientação docente, isso trouxe prejuízos que vamos demorar um tempo para sanar ou diminuir, por isso é fundamental esse retorno”.  Nas escolas estaduais, às aulas foram interrompidas em março de 2020.

 

REDE MUNICIPAL

Em âmbito municipal o que se viu, pelo menos em Campo Verde, foi justamente o contrário do estado, mesmo assim a educação também enfrentou dificuldades devido à pandemia, porém na maioria do tempo, as escolas funcionaram de maneira hibrida em 2021. 

Neste momento as escolas municipais estão funcionando com 70% dos alunos de maneira presencial, mas a tendência é que nesta semana, após reunião do Comitê Covid-19, seja decidido pelo retorno 100% presencial, assim como o estado, segundo o que foi apurado junto à secretária da pasta, Simoni Borges.

Vale destacar que a rede municipal de ensino de Campo Verde foi destaque em todo estado, por ser um dos municípios que manteve as aulas mesmo diante da pandemia, após a adoção de protocolos, que garantiram a segurança de alunos e professores.

 

REDE PRIVADA

As escolas da rede privada que desde o início do ano letivo seguiram as recomendações dos decretos municipais, também já estão com processo adiantado de retorno dos alunos. De maneira geral, em torno de 70% dos alunos já haviam retornado ao ensino presencial, mas em alguns casos, onde as turmas eram pequenas e salas de aulas grandes, mantendo o distanciamento, já haviam retornado ao atendimento 100% presencial que também deve ser generalizado a partir dessa semana.

 

CASOS DE COVID EM CAMPO VERDE

De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira (15), Campo Verde tem apenas um caso ativo de Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 6.674 casos confirmados na cidade.

O boletim mostra ainda que não há no município nenhum paciente hospitalizado em enfermarias ou em Unidade de Terapia Intensiva – UTI. A taxa de ocupação de UTI está zerada no município desde o dia 24 de setembro e de enfermaria desde o dia 26.

148 moradores morreram em decorrência da doença.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto