26 de Abril de2024


Área Restrita

Psicanálise Terça-feira, 04 de Agosto de 2015, 14:29 - A | A

Terça-feira, 04 de Agosto de 2015, 14h:29 - A | A

Psicanálise

COMO ESTA A VIDA?

Reavaliando seu momento da existência e fazendo os ajustes necessários para ser mais feliz.

Milene Teixeira

COMO ESTA A VIDA?

Algumas pessoas ainda me perguntam o que se faz na analise? Para que serve a psicanalise? Já escrevi em um dos primeiros artigos que publiquei aqui no jornal sobre como trabalha o psicanalista e o que é psicanálise, mas percebo que ainda existe muito tabu, um temor de se abrir com um desconhecido e ter sua intimidade deletada publicamente, o que, não se pode negar, algumas pessoas já tiveram a terrível experiência de serem traídas por seus terapeutas, ainda mais numa cidade pequena, onde a maioria das pessoas se conhecem ou se encontram em diversas ocasiões. Porem acredito fielmente na ética, no respeito e na discrição, a ponto de se eu encontrar com algum analisando meu, e ele próprio não me  abordar, o máximo que farei será cumprimenta-lo. Isso porque aprendi que algumas pessoas preferem não contar pra ninguém do seu tratamento, por vergonha ou temor do julgamento, e não serei eu a delatá-las. Assumir o que se faz, tanto referente a um tratamento psicanalítico ou a uma cirurgia plástica, ou a qualquer outra questão de fundo particular, depende de cada um e do momento que vive, e acredito que não é decisão que outra pessoa tome sem ser invasiva.

 

Mas se me perguntam ainda “o que se faz na analise”? E “o que é isso”? Tento explicar sempre da seguinte maneira: se você tem uma empresa que não está indo bem, não esta gerando lucros, e na verdade, já começa a dar sinais de que pode falir, o que você faz? No mínimo se você for um administrador responsável pelo seu patrimônio fará uma reavaliação do desempenho da empresa, suas metas, sua produtividade, onde esta havendo desperdícios que podem ser cortados, despesas desnecessárias, enfim, reavaliará seu empreendimento. Talvez você conclua que precisa de um profissional para lhe auxiliar nessa tarefa, e hoje existem várias pessoas qualificadas para reorganizar um negocio com dificuldades.

 

E aí eu lhe pergunto: E se essa ‘empresa’ for a sua vida? E se você chegou a um momento da sua vida em que esta vendo seus sonhos e planos naufragarem, esta com dificuldades em áreas importantes, como os relacionamentos, ou em prosperar nos negócios mesmo, porque sempre se boicota quando chega perto do sucesso? O que você faz? Luta e sofre sozinho, ou procura ajuda?

 

A psicanalise existe para isso, para ajudar as pessoas a compreenderem suas dificuldades existenciais, suas tendências à autodestruição, a perdas, ao sofrimento. Acreditamos que todo ser humano nasce plenamente capacitado ao sucesso, ao amor, a felicidade, mas, suas vivencias ao longo da infância e juventude, podem acabar fazendo acreditar que não é capaz, que para ele o sucesso é muito difícil, ou os relacionamentos muito complicados, e assim, experimentar uma vida de dor e angustia. Relembrar onde e como se constituiu a imagem que se tem de si hoje, reviver os traumas, poder falar sobre eles, e perceber os equívocos que se teve a respeito de si e da sua própria historia, podem libertar muitas pessoas de convicções que carrega sobre si, e aliviar muito as amarras que a impedem de ser livre e pleno.

 

Não se conforme com uma vida sofrida, dificuldades todas as pessoas têm! Faz parte da existência. Mas sofrimento!? Acredite na felicidade, busque-a, e viva uma vida de sucesso.

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]