Os lustres são elementos decorativos que fazem toda a diferença na decoração dos ambientes. Requintados, elegantes, sofisticados ou ainda simples e ricos em detalhes. Eles iluminam o espaço e dão um brilho especial à decoração. O único problema é que esse tipo de acessório não é tão fácil de combinar quanto parece. Nesse caso, a linha entre o bom e o mau gosto é bem fina.
Existem vários tipos de lustres no mercado. Alguns deles são enormes candelabros suspensos, outros tantos são feitos de vidro, cristal, fibra, pedraria, metal e outros diversos materiais. Existem até lustres de materiais recicláveis, como garrafa pet! A escolha do melhor lustre para o ambiente vai ser definido por você junto com um profissional especializado, os arquitetos(as).
Duas dicas:
- os lustres devem ser evitados em cozinhas ou áreas gourmet, já que, infelizmente, a gordura dos alimentos impregna muito rapidamente no lustre, acabando por dificultar a limpeza da peça.
- Para evitar que o espaço pareça menor do que realmente é, não coloque lustres muito grandes em ambientes compactos. Da mesma forma, não use um lustre muito pequeno em espaços amplos. Opte sempre por elementos proporcionais para assegurar o equilíbrio na decoração.
Agora vejamos algumas idéias de ambientes para inspirá-los.
O lustre lúdico e colorido dá um toque especial à Suite da Filha Vaidosa, projeto arrojado e moderno de Clélia Regina Angelo.

A Suíte de Claudia Leitte, decorada pela arquiteta Karina Afonso, ganhou um lustre assinado por Philippe Starck.

Na Sala de Estar, dos arquitetos Nicolas e Iara Kílaris, o lustre de cristal roubou a cena.