POR LARISSA CAVALCANTE DE CAMPOS / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
O trabalho desenvolvido pela servidora pública Ligia Vendramin à frente da Unidade de Programas e Projetos Internacionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tem colaborado para o fortalecimento de comunidades tradicionais e pequenos produtores de Mato Grosso, em ações que visam reduzir as emissões de carbono, mantendo a floresta em pé. Lígia foi uma das homenageadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na sexta-feira (12), durante sessão especial requerida pela deputada Sheila Klener (PSDB).
Na solenidade, destinada à entrega de honrarias, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, recebeu a comenda Filinto Müller. “A agenda ambiental é tormentosa. Por isso, é gratificante receber essa honraria como reconhecimento de um método diferenciado de conduzir essa pasta, priorizando o diálogo, a construção coletiva, em prol da sociedade e do desenvolvimento econômico alinhado com sustentabilidade e justiça social”, disse a secretária.
Lazzaretti destacou que Mato Grosso estará presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro deste ano. De acordo com a secretária, Mato Grosso mostrará as evoluções no controle do uso do território, na regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), no combate aos ilícitos ambientais e na preservação dos espaços protegidos. Além disso, receberão destaque os projetos com investimento internacional voltados à conservação dos recursos naturais.
A delegada Alessandra Saturnino tem 30 anos de serviço público e, nos últimos dez anos, se dedica ao meio ambiente. Para ela, receber a comenda Dante de Oliveira, que faz menção à democracia, é uma oportunidade de revisitar a trajetória profissional e sentir que toda dedicação tem valido a pena. “Hoje, quando penso na minha profissão, vejo um grande aprendizado. Trabalhar com o meio ambiente ensina que a vida é feita de ciclos e que podemos aprender muito com as transformações que observamos na natureza”, afirmou a delegada.
A deputada Sheila Klener aproveitou a sessão especial para fazer um balanço de sua atuação no Parlamento. “Foram 60 dias nesta legislatura e vejo que consegui fazer muito para uma pessoa iniciante na política. Aprendi a legislar, promovi cinco audiências públicas, tive quatro projetos de lei aprovados, tive emendas aprovadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Essas conquistas honram a confiança que os eleitores depositaram em mim”, afirmou a parlamentar.
Sheila Klener é geóloga, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente, é servidora pública na Sema, licenciada para assumir a cadeira de deputada estadual em substituição a Carlos Avallone (PSDB).