05 de Maio de2024


Área Restrita

Educação Infantil Domingo, 26 de Julho de 2015, 19:05 - A | A

Domingo, 26 de Julho de 2015, 19h:05 - A | A

ETIQUETA NA ESCOLA

Guia prático sobre como proceder na creche do seu filho

Janine de Oliveira

A relação mãe e professoras/atendentes nas escolas de educação infantil e creches precisa ser bem próxima, mas algumas vezes, não funciona assim. Atitudes, às vezes impensadas, das mães acabam aumentando a distância entre a família e a escola. Para isso veja dicas sobre como proceder na escola do deu filho (a).

1 – Evite muitas orientações

Durante o período de adaptação é normal o repasse de muitas informações partindo dos pais para a escola, e mais especificamente, da mãe para a professora/atendentes, mas nada de exagerar com tantas informações. O ideal é que os pais não cedam a ansiedade e deixem que a criança vá se adaptando e que a escola e os envolvidos com os cuidados dele também adaptem-se ao seu filho (a), desenvolvendo mecanismos próprios para momentos da papinha, hora do soninho, troca das fraldas e tudo mais.

Claro que existirão exceções, mas cuidado para não exagerar. Não esqueça que as profissionais que estão lá são formadas para cuidar e educar crianças pequenas e recebem treinamentos constantes.

2 – Não fique tentando avaliar como a professora cuida seu filho (a)

Cuidado de mãe é diferente de professora. É claro que sua maneira de segurar a criança é diferente deoutras pessoas, afinal você é a mãe. Mas não existe apenas a sua maneira como correta. Na escola seu filho (a) estará cercado por profissionais, então, relaxe. Atualmente as escolas de educação infantil são fiscalizadas rigorosamente e precisam ser ambiente confiáveis e seguros para as crianças.

Caso seja necessário e exista alguma dúvida ou pedido solicite para conversar com a direção da escola, afinal de contas é conversando que aflora o entendimento.

3 – Seja breve nos recados

Quando fores entregar o filho na escola, seja breve com os recados para a professora, ela possui outras crianças esperando pela atenção dela, e nada mais desagradável que pais na porta da sala de aula repassando um missal de recomendações. Se existir utilize o caderno (agenda) de recados para isso, é uma maneira simpática e eficiente de trocar recados entre a escola e a família e funciona bem. Não esqueça de deixar um número de contato telefônico se for necessário tirar dúvidas.

4 – Em casa você precisa cuidar de apenas um

Não caia na tentação de acreditar que a escola é o mesmo que estar em casa. Basta apenas usar a razão e compreender que o seu filho (a) não é o único que as profissionais precisam cuidar, Existem outras crianças com as mesmas necessidades que o seu pequeno (a) e elas, as professoras, precisam estar atentas e dar atenção para todos. Portanto, não queira que ela fique horas com seu filho (a) no colo. Ele precisa aprender com isso também. Fará bem para ele, entender ainda enquanto bebê que ele precisa ser solidário, esperar a sua vez e ajudar os coleguinhas.

5 – Professora não é babá

A Educação Infantil ainda é uma modalidade nova, embora sua atuação efetiva já aconteça no Brasil há mais de 20 anos. É comum algumas pessoas ainda não entenderem sobre a função do profissional de creches, existe a formação em nível superior para os docentes e pela legislação os professores contratados precisam possuir diploma de graduação. Então nada de chamar a professora de tatinha, tia ou qualquer outro adjetivo, é professora e merece respeito e confiança.

6 – Troque ideias com a professora, mas solicite um horário específico para isso

Como já destaquei acima, nada mais desagradável que uma conversinha na porta da sala todos os dias, cheia de recomendações sem fim. Se precisar mesmo conversar com a professora do seu filho (a) faça uma lista com as dúvidas e pontos que pretende discutir e agende um horário para fazer isso, livre de olhos curiosos e de plateia.

7 – Crianças na creche podem ter comportamentos diferentes do que apresenta em casa

“Ele dorme no colo, embalando, e só dá certo assim!” – Quem não ficou tentada a passar as coordenadas do filho (a) pequeno na creche que atire a primeira pedra. Mas o que poucas mamães sabem é que na escola, pelo ambiente se diferente de casa, existirem outras crianças na sala de aula e também uma rotina estabelecida a criança se adapta a tudo isso, e pode ser que ela não durma no colo, pode ser que adormeça no berço ou no carrinho. Deixe que criança e professora encontrem a sua maneira juntos. Tudo vai ficar bem.

8 – Não erre em pensar que a escola é quem precisa satisfazer as vontades da criança

“Meu filho gosta de passear lá fora, vocês precisam levar ele fazer isso” – Não tente manipular a rotina do seu filho na escola, exigindo que a professora faça o que ele gosta, nunca esqueça da máxima em casa você tem somente um, na escola existem mais crianças com as mesmas necessidades que a sua. Na escola há rotina, planejamento e regras e não é a escola que precisa se adaptar a criança, mas ao contrário. As crianças recebem o que elas precisam com carinho e responsabilidade.

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]