propaganda

SATÉLITE 3 /

Terça-feira, 03 de Agosto de 2021, 13h:52

A | A | A

Projeto Conexão Cultura Jovem – “Satélite 3” lança 20 profissionais no mercado de trabalho

O projeto teve duração de quatro meses, com auxílio da Lei Aldir Blanc


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa
WhatsApp Image 2021-08-02 at 09.45.23 (1).jpeg

 

Foi realizado na última semana a cerimônia de encerramento do projeto Conexão Cultura Jovem – Satélite 3, no Cine Teatro Vila Rica. De 62 pessoas inscritas, moradores dos bairros Primavera III e Padre Onesto Costa, 20 jovens foram selecionados para ingressarem nessa ação, realizada pela Associação Cultural Teatro Faces, por meio da contemplação no edital Conexão Cultura Jovem da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), com recursos da Lei de Auxílio Emergencial Aldir Blanc. O projeto teve a duração de quatro meses e, nesse período, os jovens receberam uma bolsa no valor de R$ 400,00 reais mensais e tiveram acesso aos cursos de Designer Gráfico, Capitação de imagem e edição de vídeo, Produção de conteúdo e Produção de Campanha.

Durante a cerimônia de finalização do projeto, as alunas e os alunos apresentaram aos convidados duas campanhas que foram produzidas e pensadas por eles. A primeira campanha elaborada pelos jovens buscou incentivar, por meio de uma estética voltada para o mundo dos gamers, a entrada de jovens na universidade. Foi produzido um vasto material como outdoor, vídeos para as redes sociais, com foco em diferentes profissões e folder com informações inerentes aos mecanismos que facilitam a entrada no ambiente acadêmico. Essas campanhas podem ser conferidas no blog https://conexaosatelite3.wordpress.com/ e no canal do youtube https://www.youtube.com/watch?v=S38G3-40KDQ

 

Já a segunda campanha protagonizada pelos alunos e alunas foi relacionada aos bairros Primavera III e Padre Onesto Costa. De maneira singela, eles produziram vídeos de curiosidade sobre o desenvolvimento da região através da ótica da própria comunidade, que foi convidada a contar uma história sobre o contexto de criação e desenvolvimento da região. Foi produzido um mini-doc, outdoor e conteúdos para as redes sociais com uma estética voltada para a história de quadrinhos. As duas campanhas estão sendo divulgadas na cidade, por meio de rádio, entrevistas na TV, em outdoors, nas mídias sociais, entre outros.

Conforme as coordenadoras Ana Paula Dorst e Edilene Rodriguez, o projeto teve como objetivo dar perspectiva de vida e profissional aos jovens destes bairros, trazendo possibilidades e mostrando que é possível entrar em uma universidade pública, ter um bom emprego, se destacar na sociedade e principalmente, ser protagonista da sua própria história. “Por muito tempo os jovens dessa região não se sentiam parte da cidade e acreditavam que não podiam ter direito a essas oportunidades e acessos. Com o projeto, eles perceberam que é possível e, hoje, querem ingressar em uma universidade, querem fazer a diferença em sua própria comunidade. O curso possibilitou um novo olhar, inclusive, muitos já estão no mercado de trabalho e outros ingressando com uma nova perspectiva e qualificados para tal”, mencionaram.

 

WhatsApp Image 2021-08-02 at 09.45.23.jpeg

 

 

Para o prefeito Leonardo Bortolin a realização do projeto “é uma forma de possibilitar que adolescentes e/ou jovens dos Bairros Primavera 3 e Residencial Padre Onesto Costa tenham perspectivas, instrumentos e garantia de um futuro melhor para eles e a comunidade em que estão inseridos. Sou um apaixonado por projetos que abraçam a criança e o adolescente, eles são o futuro, por isso ações como essa devem se multiplicar cada vez mais em nossa cidade”, comentou.

Segundo o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Wanderson Lana “Esse projeto me emociona porque eu sei a potência que é quando alguém nos ouve na adolescência, quando alguém acredita na gente... Contribuir com a abertura de perspectivas, ampliar horizontes é o mais importante que se pode oferecer a alguém. Esses jovens fizeram um trabalho incrível e eu estou muito orgulhoso de morar na mesma cidade que eles”

O Secretário Adjunto Estadual de Cultura, Jan Moura, esteve presente na cerimônia e ressaltou seu orgulho com os projetos realizados em Primavera do Leste por meio da cultura. Ele que ajudou a pensar O Edital Conexão Cultura Jovem, sai feliz com os resultados e esperançoso em saber que assim como ele teve acesso a essas oportunidades quando começou, outros jovens estão tendo o mesmo acesso “Primavera do Leste é um case de sucesso. Estou emocionado com o poder transformador da cultura e tudo que esses jovens representaram nessa noite”.

Para a aluna Maria Vitória fazer parte do projeto foi “passamos 4 meses juntos e disso saiu um aprendizado e conhecimento para que no final fizéssemos duas campanhas maravilhosas. Ao final, apesar de imensa alegria, também ficamos triste, pois esse projeto maravilhoso está no fim. O importante é que a amizade entre a gente e as lembranças de todo o processo continuarão. Esses cursos foram tão maravilhosos, que precisa acontecer uma nova edição para dar oportunidade pra jovens aqui da 3 assim como deu pra gente”.

O Projeto Conexão Cultura Jovem teve apoio da Cooperativa Sicoob, Cine Teatro Vila Rica, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Para o Gerente da Agência do Sicoob em Primavera do Leste, Elligton Santiago, contribuir com a valorização da cultura e do combate a vulnerabilidade social é fortalecer as políticas públicas e poder colaborar com o crescimento de Primavera do Leste por meio dos jovens, ressaltou a felicidade de poder contribuir com a sociedade que contribui tanto com a cooperativa e que acreditam muito no poder transformador de projetos como o Satélite 3.

Os professores convidados que muito contribuíram para o sucesso do projeto foram: Driely Pinotti – Professora de Jornalismo para comunicação em blogs, redes sociais, programas de rádio, podcasts e televisão; Diogo Fortes da Silva – Capitação de Imagem e edição de vídeo; Bryan Robert - Design Gráfico e comunicação com as mídias digitais; Tiago Strassburguer – Produção de Campanhas. Ainda tivemos a colaboração das consultoras Adriane de Souza – Consultora em Publicidade e Propaganda e Rafaela Salomão – Consultora em Design e Mídias Sociais.

Na equipe de trabalho, temos ainda, seis tutores que acompanharam os professores durante todo semestre, todos eles oriundos de projetos sociais, moradores dos bairros Primavera III e Padre Onesto Costa, jovens esses que foram mudados por meio de políticas públicas de acesso a cultura e educação e hoje estão ajudando a melhorar a realidade de outros jovens. Foram eles: Sabrina Nathany, Kayra Ribas, Wellini Izidre, Dani Whittemore, Rodsley Gomes e Rafael Pessoa.

A cidade Satélite 3 é a protagonista dessa história, os jovens do Primavera 3 são Primavera do Leste.

 

Jovens buscam oportunidade de trabalho

Esses 20 jovens com idade entre 16 e 20 anos estão aptos a contri-buir com trabalhos ligados a edição de imagem e vídeo, captação, produção de material para internet. Então, as empresas que tive-rem interesse de ter um membro na equipe jovem e com muita vontade de fazer a diferença no design e na comunicação, entre em contato com o Satélite 3. E vamos fazê-lo girar. Número para con-tato: (66) 99952-1897 ou (48) 98856-3035, e-mail para contato: aculturalteatrofaces@gmail.com

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto