propaganda

CULTURA /

Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022, 15h:27

A | A | A

Confira as ações da Escola Municipal de Teatro em Primavera do Leste e região

Escola tem se tornado referência nacional no ensino de teatro


Carregando fotos
Assessoria de Imprensa

A Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino tem se tornado cada vez mais referência no ensino de teatro em Mato Grosso. No ano de 2021, um dos períodos mais complexos da pandemia até o presente momento, fazer arte foi um desafio, mas não paramos. Quando todos estávamos em casa, o que nos acolheu foi ouvir música, assistir filmes e peças de teatro online.

Com a Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste não foi diferente, construímos ao longo do período de pandemia diferentes projetos, lives, oficinas e festivais de teatro online para toda a família.

A escola realizou parcerias como por exemplo, com a UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina e recebeu alunos e alunas que estavam realizando estágio em teatro, se tornando referência nacional no ensino remoto das artes da cena.

Além disso, em 2021 houve a primeira edição da roda de conversa "Conexões: a produção teatral no interior de MT", por meio da plataforma de videoconferência "Zoom", com debates destinados a infância com Rosinete Querino (Pontes e Lacerda) e Ana Paula Carrasco, a infância e juventude com Charles Pierre (Campo Verde) e Ney Miguins (Sorriso) e ao público adulto com Camila Pinho (Rondonópolis) e Guilherme Júnior (Comodoro).

Foram realizadas também, diversas oficinas com o objetivo de capacitar o corpo docente da instituição de ensino, além, da realização do Primeiro Festival do Minuto e do festival de cenas curtas on-line.

Muitas Lives com diferentes assuntos sobre a prática de teatro foram realizadas com o intuito de fortalecer e promover o acesso ao ensino para nossas alunas e alunos. Finalmente em julho, pudemos respirar aliviados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. O que possibilitou o retorno presencial das aulas de teatro logo no primeiro momento do segundo semestre, claro, seguindo ainda todas as medidas protetivas contra a covid-19 e respeitando o distanciamento social. No decorrer do ano, foram realizadas todas as quintas-feiras a “Sala do Professor” onde se foi proporcionado a troca de saberes entre o corpo docente, e também como objeto de pesquisa e estudo, pensando possibilidades para a realização das aulas presenciais sem afetar a saúde dos alunos e alunas e dos professores.

No segundo semestre com a concretização do retorno das atividades de modo presencial, foram realizados os respectivos festivais: XIV Festival Velha Joana e II Esquenta Velha Joana, o primeiro em agosto onde ocorreu de forma híbrida e a Escola Municipal de Teatro se fez presentes com trabalhos realizados por meio da plataforma zoom. Muitos processos cênicos realizados com os estudantes da Escola foram contemplados em outros festivais de teatro a nível nacional, como as crianças da Turma I do polo Centro Cultural que participaram do Festival Nova Cena de Itajaí – SC.

Já no II Esquenta Velha Joana, que foi realizado presencialmente, a cidade de Primavera do Leste pode acompanhar uma vasta programação de espetáculos, que aconteceram por diferentes espaços da cidade, abrangendo em lugares alternativos os bairros do tuiuiú, Primavera 3 e São José. A produção do festival ficou por conta da Escola Municipal de Teatro - Projeto Escola Faces e do Ponto Faces de Cultura. Vale ressaltar que o Festival Velha Joana e o Esquenta Velha Joana foram uma realização Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da SECULT-Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Associação Cultural Teatro Faces.  

Para o ano de 2022 as inscrições já se encontram disponíveis, ofertando aulas presenciais e remotas para alunos e alunas de todo o país. Venha fazer parte! As aulas são totalmente gratuitas.

Conheça um pouco mais da arte que pulsa no interior de Mato Grosso através das páginas:

Instagram Escola Municipal de Teatro: @escolamunicipaldeteatro

Instagram Grupo Teatro Faces: @teatrofaces

Instagram Grupo Faces Jovem: @teatro_facesjovem

Instagram Grupo Primitivos: @grupoprimitivos

Instagram Secult: @secultpva

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você apoia o pagamento de 13º salário para vereadores, prefeito, vice e secretários?
Sim
Não, eles já recebem demais.
Não tenho opinião formada sobre o assunto