propaganda

EDUCAÇÃO /

Quarta-feira, 09 de Junho de 2021, 15h:59

A | A | A

Com capacidade para atender 500 alunos Escola Municipal é inaugurada em Primavera

Unidade localizada no Buritis IV foi construída através de parceria entre poder público e empresa privada


Carregando fotos
Jaqueline Hatamoto

A Escola Municipal de Educação Infantil Ercolino Costa, que leva o nome do pai do Padre Onesto Costa, foi inaugurada na manhã de terça-feira (08). A obra foi feita em parceria Público/Privado, que resultaram num investimento de cerca de R$ 4 milhões. A unidade escolar tem capacidade de atender aproximadamente 500 alunos.

Com salas de aulas adaptadas a séries iniciais e com estrutura de alto padrão, a escola fica localizada no Buritis IV, uma região de franca expansão do município, onde uma unidade educacional para atender a educação infantil já era algo muito solicitado pela população. Estima-se que o número de moradores da região já ultrapassa os 20 mil.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, destacou que a creche trará oportunidades de desenvolvimento não só para as crianças mais também para os pais. “As crianças com certeza terão muitas oportunidades de aprendizagem. Com a inauguração desta creche, e com o retorno das aulas em breve, as mães e pais poderão deixar as crianças aqui e ir trabalhar com tranquilidade”, frisou.

A diretora da unidade Ana Paula Wents, destacou a história da escola que há mais de 20 anos ajuda no desenvolvimento dos alunos. “No dia de hoje escolho a palavra alegria, pois podemos preparar um espaço lindo e aconchegante para acolher nossas crianças, a escola tem uma história de mais de 20 anos, de prestação de serviços à comunidade, que prima pela educação de qualidade, e se dedica a atender as famílias. O resultado deste amor está nas salas, e na presença de cada um e de cada profissional”, ressaltou.

Renascimento da esperança, foi assim que Adriana Tomasoni, secretária de educação, classificou o momento de inauguração da unidade escolar. “A esperança renasce em uma estrutura dessa, isso é valorizar o profissional, as crianças e o futuro de Primavera, pois só conseguimos melhorar uma cidade se tiver uma boa educação.  Esperamos que em breve, possamos ter aqui o centro de tudo, que são as crianças”, destacou.

A inauguração foi acompanhada pelo secretário estadual de Educação Allan Porto, que enalteceu o trabalho realizado e frisou que quem sai ganhando com todo o investimento é a população. “Quem ganha é a cidade e os cidadãos de Primavera do Leste. Vemos um exemplo de quando há atitude, responsabilidade e seriedade, temos uma educação de qualidade. E nada melhor do que investir em educação, pois o maior capital social de uma sociedade é o conhecimento”.

 

O HOMENAGEADO

A história de Ercolino Costa, o homenageado com o nome da escola, foi relembrada por Irmã Iradi, que teve o privilégio de conviver com Padre Onesto Costa, filho de Ercolino. A escola surgiu a partir de um centro comunitário, o conhecido Clube das Mães. “Ercolino Costa é o nome do pai do Padre Onesto. Padre Onesto sempre olhou para a cidade com coração e inteligência, com o coração por que amou desde o primeiro momento. Olhou com inteligência e sabia ver longe, e se empenhou quando Primavera ainda era muito pequena, providenciando espaços físicos para que obras humanas acontecessem, em cada loteamento que surgia, ele providenciava um espaço.  Não criava igreja, mais sim centros comunitários no local, onde podia se fazer a oração e oferecer serviços ao povo”, relembrou Iradi.

O prefeito Leonardo Bortolin, destacou que o poder público não tem medido esforços para proporcionar estruturas de qualidade, e que a creche já é considerada uma das mais modernas de Mato Grosso. “Não temos poupado esforços, principalmente no que se refere à estrutura e qualidade dos materiais. Com esses investimentos, teremos condições de ofertar mais qualidade aos alunos, se comparado há um ano, quando deixaram as salas por causa da pandemia".

 

PARCERIA PÚBLICO PRIVADA

A escola foi construída graças a uma parceria entre a prefeitura de Primavera do Leste e a Campo Incorporadora. O prefeito Leonardo Bortolin, ressaltou que é desta forma que se torna possível as políticas públicas, através de parcerias e com muita seriedade. E ainda destacou o comprometimento por parte dos incorporadores da cidade. “A diferença entre os incorporadores de Primavera com os de outras cidades, é que de fato eles amam a cidade, investem, não somente com cunho capital, mas para ajudar no desenvolvimento e no progresso de Primavera”.

Marco Antônio Kunzler, da Incorporadora Campo, falou sobre a satisfação de ser mais uma vez parceiro do poder público e de poder contribuir com o futuro de Primavera do Leste. “Esse empreendimento foi um desafio. E hoje já podemos ver que tem o carinho, dedicação e o amor dos professores e colaboradores. E fico pensando o quão felizes as crianças vão estar neste ambiente e neste local. É muito bom ver o que aconteceu e o que vai acontecer aqui. Essa unidade sai de um prédio alugado, para uma morada definitiva, e criada para esta finalidade”, finalizou.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto