propaganda

PRIMEIRA ETAPA /

Terça-feira, 14 de Setembro de 2021, 06h:30

A | A | A

Candidatos a Conselheiros Tutelares realizam prova teórica

114 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto
ELEIÇÃO CONSELHO.jpg

 

No domingo (12), candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelares realizaram a prova teórica. Com 25 questões de múltipla escolha, os candidatos precisam acertar 50% da prova para passar para a próxima etapa do certame, que é o teste psicológico. Ao todo 114 pessoas se inscreveram para participar do certame. O processo realizado em 2019 para o mandato que começava em 2020, foi cancelado pela Justiça. A eleição está prevista para ocorrer no dia 05 de dezembro. As provas ocorreram na Unic de Primavera do Leste e apesar de terem sido recebidas mais de 100 inscrições, um pouco mais de 20 candidatos compareceram.

Esse ano, após uma reunião do colegiado, juntamente com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e Assistência Social, foi decido que uma empresa seria contratada para cuidar de todas as etapas do processo seletivo. A contratação da empresa, segundo o prefeito Leonardo Bortolin, ocorreu devido a necessidade de dar mais transparência ao certame. “A contratação vem para dar mais credibilidade ao processo, tendo em vista que a execução das etapas ficará a cargo desta empresa, que tem know-how nesta área. Esperamos que posteriormente, consigamos ter conselheiros, assim como sempre tivemos muito engajados e sempre ajudaram muito na proteção dos direitos das crianças”, frisou Bortolin.

A presidente do CMDCA, Creonice dos Santos, explicou que a contratação de uma empresa, trouxe ao certame mais seriedade, tendo em vista que outros dois processos foram impugnados. “Devido as impugnações a população já estava desacreditada. Então contratamos a empresa e começamos do zero, dando chance de quem quiser concorrer ao cargo de conselheiro tutelar. Os outros processos foram impugnados não porque estavam errados, mas por que foram puladas algumas etapas. Mas agora está tudo ocorrendo dentro do que preconiza a lei”, expôs.

Aparecida  Chiodi, representante da Método Sistemas, empresa responsável pelo certame, o diferencial é que todos os candidatos são tratados iguais. “A contratação de uma empresa, desvincula completamente do município a organização do processo. Acaba levando esse processo a uma forma isonômica, sem dar preferência ao candidato, vai passar quem está apto e se preparou”, destacou.

Os candidatos tiveram três horas para responder as questões de múltipla escolha. O gabarito foi divulgado na segunda-feira (13), e o resultado final de quem está apto para a próxima fase, será divulgado na próxima segunda-feira (20). Para passar para a próxima fase, o inscrito tinha que acertar no mínimo 50% da prova.

Além da prova teórica, os candidatos que atingiram as maiores notas, serão submetidos a um teste psicológico e posteriormente vão para eleição, que ocorre através do voto popular.

Com salário de R$ 2.549,92, serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes. O cargo é de dedicação exclusiva com carga horária mínima de 40 horas semanais e plantões obrigatórios. O mandato é referente ao quadriênio 2021/2024.

Quem esteve acompanhando de perto o início das provas, foi a secretária de Assistência Social Leninha Riva, que ressaltou a importância da figura do conselheiro tutelar. “O Conselho Tutelar, tem total ligação com a Assistência social, pois é de onde vem a proteção da criança e do adolescente. Então precisamos dos conselheiros para que estejam a frente deste trabalho, para que as medidas sejam tomadas”, finalizou.

 

ELEIÇÃO CONSELHO 2.jpg

 

PRÓXIMAS ETAPAS

a) avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;

b) inscrição para a Habilitação Eleitoral, com análise de documentação e currículo, de caráter eliminatório;

c) registro da candidatura;

d) eleição;

e) proclamação dos eleitos;

f) formação dos Eleitos;

g) homologação do resultado final.

A posse dos eleitos está prevista para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2022 e o mandato segue até o dia 09 de janeiro de 2024.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto