propaganda

TORNEIO /

Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022, 16h:11

A | A | A

Associação de criadores de pássaros realiza competição de canto

Campeonato Municipal de Canto Fibra começa no domingo (7) e vai até janeiro


Imagem de Capa
Wellington Camuci

Cada animal no planeta tem uma forma bem específica de mostrar quem manda. Os pássaros utilizam diversas artimanhas, seja na marcação de território ou na hora de encontrar a parceira ou o parceiro, e a principal forma de mostrar tudo isso é com o canto.

Em Primavera do Leste, começa no próximo domingo (7) o 3º Campeonato Municipal de Canto Fibra. Organizado pela Associação dos Criadores de Pássaros de Primavera do Leste – Aciprima, a competição tem o objetivo de mostrar não quem tem o canto mais bonito, mas o que canta por mais tempo.

Serão seis etapas na competição que tem previsão de concluir em janeiro de 2023. Concorrem ao prêmio aves da espécie curió preto, curió pardo, bicudo preto, coleiro e canário terra. Nessa primeira etapa estarão disputando apenas os pássaros curió e bicudo.

De acordo com o presidente da Aciprima, Victor Paulo Schorn, são esperados em torno de 100 pássaros inscritos na primeira etapa que deve contar com aves de outros municípios da região. “Esse é um campeonato municipal e regional, Barra do Garças, Campo Verde, Rondonópolis, todos participam com a gente, algumas pessoas de Cuiabá e até de Goiás acabam vindo”.

O presidente ressalta que o torneio tem autorização dos principais órgãos de controle e saúde animal. Além disso, o torneio é aberto ao público. “Esse é um torneio que tem liberação pela Sema, Ibama, órgão de saúde animal que é o Indea. É aberto ao público, mas com restrição para o excesso de pessoas, porque não pode aglomerar pessoas perto das aves”, explicou.

A primeira etapa será realizada no domingo (7), na Escola Estadual Sebastião Patrício, às 08 horas. Para quem quiser assistir o campeonato, deve se atentar a algumas regras. Segundo Victor, presidente da Aciprima, não pode entrar de boné ou chapéu, cabelos soltos, roupas muitos chamativas e nem fazer muito barulho.

Para os criadores associados a Aciprima, a inscrição para participar do torneio custa R$ 25 e devem ser até às 15 horas de sábado (6), pelo site da Liga dos clubes de criadores de pássaros de Mato Grosso - Ligamat (http://ligamat.com.br/site/). Mais informações pelos telefones (66) 9 9631 0695, 9 9678 1368 ou 9 9912 1717.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você apoia o pagamento de 13º salário para vereadores, prefeito, vice e secretários?
Sim
Não, eles já recebem demais.
Não tenho opinião formada sobre o assunto