propaganda

EDUCAÇÃO /

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020, 06h:30

A | A | A

30% de alunos matriculados perderam o vínculo com escola de Primavera

Pais não aparecem para buscar material e não entram em contato com a escola


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Com 900 alunos matriculados para o ano letivo 2020, a Escola Sebastião Patrício, em Primavera do Leste, viu pelo menos 30% dos estudantes “desaparecerem” após a pandemia. Depois de meses sem aulas, as atividades escolares na rede estadual foram retomadas no início de agosto, porém, muitos alunos continuam sem qualquer vínculo com a escola.

 

A unidade que atende estudantes do nível fundamental, ou seja crianças do 1º ao 9º ano, tem possibilitado o acesso à educação de várias formas. Segundo a diretora Dores Emores, há duas maneiras de os alunos terem acesso ao conteúdo, uma delas é pelo Teams (ferramenta que auxilia nas aulas não presenciais (online)), onde basta o aluno entrar nas aulas nos horários já estipulados, mas muitos pais não têm colaborado. “Os pais dizem que não tem tempo para ajudar, não acompanham os filhos, pois geralmente os filhos precisam de um acompanhante quando está no teams. O governo fez esse programa especialmente para o professor trabalhar. É uma coisa do governo correta, certa, é um site de qualidade e os pais sequer entram no programa”, ressaltou a diretora.

Para as crianças que não tem acesso à internet, apostilas são disponibilizadas com o conteúdo de 30 dias, cabe aos pais solicitar e buscar o material. Porém, muitos pais sequer entram em contato com a escola para dar uma explicação, para o filho não estar acompanhando as aulas. “O mesmo material que o professor passa na aula online, nós oferecemos a apostila e os pais podem retirar. Mas a demanda tem sido muito pequena. Poucos pais têm vindo pegar a apostilas, alegam falta de tempo de acompanhar o filho fazendo a tarefa, tudo o pai fala que não tem tempo”, explicou Dores.

A diretora ressalta que no caso dos alunos do 1º ao 3º ano, por se tratar de crianças menores, a escola já imprimiu as apostilas, porém, poucos pais compareceram à escola. “Sabemos que são alunos que não tem condições de ficar na frente do computador por horas, pois são pequenos. Providenciamos a apostila para todos, mas os pais não vêm buscar”.

Segundo a diretora da unidade, os pais não comparecem na escola, nem mesmo para retirar o Kit alimentação. “Todos os alunos têm direito ao Kit, mas nem isso os pais vêm buscar”, destacou Dores.

Ainda conforme a diretora da unidade, quando os pais são procurados pela escola, muitos alegam que a criança está viajando, ou está em algum lugar que não tem acesso à internet. “Nós temos 30% de alunos que não aparecem de forma nenhuma, são os alunos que viajam e que os pais não têm tempo, ou que simplesmente ignoram. Nós temos 900 alunos, e estamos fazendo o possível para entregar o material para todos. Já tentamos contato de várias maneiras. Telefone, WhatsApp, mas não tem surtido efeito. Por isso gostaria de chamar a atenção destes pais, que entrem em contato com a escola”.

 

CONSEQUÊNCIAS

Além do risco de perder o ano letivo, já que os alunos que não comparecem as aulas online e também os pais não retiram o material, ficam com falta, e podem ter que repetir o ano, o nome do pai ou responsável também entra para uma lista que é enviada ao Conselho Tutelar. Além disso, os pais podem ter problemas quando precisar de um atestado de frequência do filho para renovação de benefícios como o bolsa família. “Nós temos uma orientação da Seduc, para fazermos a lista e mandar para o conselho tutelar, e o conselho toma as providências, pois o dever do pai é garantir que o filho tenha contato com a escola. Muitos pais, ainda não perceberam, que quando precisar de atestado de frequência deste filho, para fazer bolsa família, levar no emprego, e várias outras coisas, nós não teremos como fornecer esse atestado”, ressaltou.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz