propaganda

COMEMORAÇÃO /

Segunda-feira, 06 de Setembro de 2021, 06h:30

A | A | A

Polícia Militar de Mato Grosso celebra 186 anos de bravura e encorajamento na proteção da sociedade

Sociedade primaverense pode contar com instituição fortalecida, integrada e sempre pronta para agir


Imagem de Capa
Mylena Petrucelli

Qual criança nunca sonhou em ser policial? Nas brincadeiras de polícia e ladrão, o posto do herói sempre é o mais disputado. O sonho lúdico e infantil permanece no coração de homens e mulheres mato-grossenses até a idade adulta, quando escolhem carreiras, cursos e concursos para ingressar na instituição que está completando 186 anos esta semana.

Mais de 30 anos se passaram desde que o pequeno menino Paulo Sérgio sonhava em ser policial, vivendo na região de São José do Povo, em Rondonópolis. Olhando para o presente, o tenente Rezende se apresenta no 14º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso, em Primavera do Leste, numa manhã quente de setembro, trazendo dentro de si o entusiasmo de garoto.

89422802_101473708146041_8697805092230791168_n.jpg

Paulo Sergio Rezendo - tenente da Polícia Militar

 

“Ser policial militar era um sonho. Sou muito grato por fazer o que sempre sonhei. Quando escolhi essa profissão, tinha uma expectativa grande, mas a Polícia Militar no dia a dia é mais até do que eu esperava. É aquele sentimento de encorajamento, os treinamentos que somos submetidos, numa análise racional, enquanto todo cidadão está correndo do perigo, nós estamos indo ao encontro desse perigo. É muito satisfatório, me sinto 100% realizado”, diz o tenente.

No 14º Batalhão, responsável pela cidade de Primavera do Leste, os turnos de trabalho dos 54 policiais militares que compõem o batalhão começam às 7h e 19h. A vestimenta da farda cinza, a cautela dos armamentos, a análise das rotas dos serviços operacionais do dia e a saída para a rua com a coragem de enfrentar qualquer tipo de situação hostil fazem parte do cotidiano deles.

 

INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL

Além da dedicação ao coletivo, uma marca da Polícia Militar em Primavera do Leste é a relação harmoniosa com as demais forças de segurança e poderes constituídos, no combate conjunto às mazelas sociais.

Na cidade, a relação entre município e PM é muito harmoniosa e alinhada ao bem-estar da sociedade. O Poder Executivo reconhece o trabalho que os policiais realizam na cidade, desde o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública até nas ações em parceria com a prefeitura e demais poderes presentes na cidade.

Segurança ostensiva, preventiva, projetos sociais e programas de rondas específicas, como a Patrulha Rural e Patrulha Maria da Penha fazem parte do escopo de trabalho da equipe da PM primaverense.

“Nossa visão é que nós temos que ter proximidade institucional com as forças de segurança. Naquilo que for possível, fazemos investimentos, atividades em parceria e trabalhos integrados. A PM é uma das instituições que muito orgulha a população mato-grossenses e primaverense”, ressalta o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin.

 

Especial PM (5).jpeg

 

 

A política de aproximação entre as forças de segurança pública das instituições e poderes é um foco de governança. Para o atual comandante regional da PM-MT no polo de Primavera do Leste, coronel Fábio Bastos, o que se vê no município é um diferencial em comparação a outras regiões de Mato Grosso.

“A interação, integração, interesse e participação dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na esfera municipal e estadual e a própria comunidade é um diferencial aqui. Todos participam, interagem e contribuem para que todas as ações e operações sejam bem-sucedidas. Há uma facilidade de participação das instituições que não vemos em outras localidades”, afirma.

Exemplo da cooperação é o investimento de R$ 210 mil em uma obra de reforma e ampliação do 14º BPM que está em andamento.

O Poder Executivo reconhece o trabalho que os policiais realizam na cidade, desde o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública até nas ações em parceria com a prefeitura.

 

BASTA UM ACENO DE MÃO

A Polícia Militar é uma das instituições que mais tem influência na vida em sociedade. No sistema de Segurança Pública, por ser a instituição que presta o primeiro atendimento em qualquer situação - seja em um roubo a banco, briga de vizinha, pessoa desaparecida, - a PM faz o primeiro contato e a sociedade reconhece isso, na visão do comandante regional.

“Nosso número é conhecido internacionalmente, somos acessíveis, basta uma ligação gratuita, basta um aceno de mão que a viatura já para e atende. Essa atuação da PM com certeza contribui para a organização da vida em sociedade”, destacou coronel Fábio Bastos.

 

HOMENS DO MATO

A criação da PMMT se deu no dia 5 de setembro de 1835, com a denominação de Homens do Mato. Não por acaso, a data comemorativa se dá durante a Semana da Pátria, quando o sentimento de patriotismo é potencializado. O tenente Rezende destaca que esse é um sentimento permanente nos corações dos PMs mato-grossenses. “Esse patriotismo já está inserido em nós durante os 365 dias do ano”, completa.

“Desde os primeiros povoados, fazemos parte da história do Estado de Mato Grosso, mesclando nossa história com a do próprio Estado. Participamos de vários momentos históricos e isso é motivo de muito orgulho e satisfação”, frisa o coronel Bastos.

 

Mylena Petrucelli - Especial para O Diário

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto