propaganda

CULTURA /

Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021, 06h:30

A | A | A

Operação Ozônio: Filme de cineasta primaverense será lançado na próxima semana

Longa mostra a luta pela preservação da fauna e flora


Imagem de Capa
Wellington Camuci

Com as gravações iniciadas em janeiro, o filme do cineasta primaverense Sebastião Moreira está pronto e já tem data para lançamento. A primeira exibição será em Cuiabá no dia 05 de novembro e dia 07 em Rondonópolis. No dia 08 será a vez de Primavera do Leste prestigiar a obra que tem o município como cenário, com exibição ao ar livre no dia 14. Depois, nos dias 09 e 10 será a vez de Barra do Garça.

O longa mostra a luta pela preservação da fauna e da flora brasileira e as belezas naturais da cidade e do estado de Mato Grosso. Além de Primavera, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães e o pantanal mato-grossense também foram palco da obra de ficção.

Com elenco formado por crianças e adolescentes de projetos sociais de Primavera do Leste que foram selecionadas e preparadas para compor os personagens além dos atores adultos, Operação Ozônio conta a história de um grupo de crianças do ano de 2050 que são enviadas ao passado, no caso para o ano de 2021, para ajudar outras crianças (os pais ainda na infância) a salvar o meio ambiente e, consequentemente, a vida.

Além disso, personalidades e figuras conhecidas de Primavera do Leste foram convidados e terão participação especial no filme. Entre eles Seu João do Bela Vista e os vereadores Luizinho Magalhães, Kinha Juriti e Sérgio Crocodilo.

O filme também conta com participações especiais de atores de renome nacional. Roberto Rowntree, Jason Packer, Charles David e Leonardo Rodrigo Ferreira. A direção é do próprio autor, o diretor e roteirista, Sebastião Moreira e do cineasta e roteirista, Bellamir Freire, diretor de trabalhos consagrados na Rede Globo, SBT e Netflix e que já atuou na direção de 47 longas em diversas funções.

De acordo com o diretor e roteirista Sebastião Moreira, o projeto nasceu dentro da sala de aula do Projeto Primajovem, onde atuou como instrutor de áudio visual. A instituição atendia mais de 400 crianças do município, sendo que aproximadamente 40 participaram deste trabalho.

“Com esses alunos desenvolvi um roteiro sobre desiquilíbrio ambiental e decidimos buscar recursos para produzir um filme, consegui esse apoio através da Lei Federal Adir Blanc”, relata o cineasta.

De acordo com ele, foram mais de dois anos de preparação até a conclusão do filme. “Nesse projeto eu quis aproveitar todos os alunos da sala, fiz uma preparação com eles mais de dois anos até estarem preparados para gravar, graças a Deus chegou o dia e em fevereiro de 2021 concluímos a produção, um sonho realizado com essas crianças e adolescentes”, reforça Sebastião.

 

OPERAÇÃO OZÔNIO

Operação Ozônio.jpg

 

O  filme conta a história de um grupo de crianças que no ano de 2050, foram enviadas ao passado, (nosso presente, ano de 2021) com a missão de salvar a humanidade de suas próprias ações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente.

O Projeto visa difundir valores éticos e morais relacionados ao meio ambiente incentivando a capacidade de auto expressar reforçando a autoestima e promovendo o exercício da cidadania através de histórias infanto-juvenil de conscientização a respeito da natureza de nossa região Mato-grossense.

Proporcionar para as crianças e adolescentes a inclusão social na educação e cultura, envolvendo o público em geral como telespectadores e incentivadores da ação, visando promover pelos meios cinematográficos as preocupações e valores municipais e estaduais, buscando sim abranger uma escala de reconhecimento não somente local, mas também nacional, entendendo que, o problema do desequilíbrio ecológico, há muito tempo vem sendo de interesse de todo o mundo, Tendo como público alvo as crianças e jovens em idade de escolarização, pois estão em formação de caráter e de socialização, onde aprendem que a preocupação sobre o desequilíbrio ecológico é de interesse universal, e já apreendem formas de sustentabilidade para ajudar a preservação das fontes naturais e renováveis do nosso planeta.

A obra tem como destino final além de promover a conscientização ambiental, incluir a participação do município em festivais de cinema dentro e fora do estado e destacar o nome do mesmo no estado na área de audiovisual nacional bem como revelar grandes e novos talentos, visando expandir o projeto e atrelar novas parcerias e investimentos em benefício da sociedade.

 

TABELLA SS_page-0001.jpg

 

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto