propaganda

CLASSIFICAÇÃO /

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021, 15h:47

A | A | A

Nova Xavantina continua sendo o único município com risco “alto” de contaminação

Taxa de ocupação de UTI em MT é de mais de 73%


Imagem de Capa
Wellington Camuci

O município de Nova Xavantina continua sendo o único classificado como risco “alto” de contaminação pela Covid-19. A cidade está nesta classificação desde o último dia 08. Primavera do Leste e outros oito municípios estão com risco “moderado”. 131 cidades, incluindo Campo Verde, estão com risco “baixo”.

Os dados são do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), atualizado nesta quinta-feira (18). A atualização da classificação de risco é realizada duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e leva em consideração a Taxa de Ocupação de UTI (TOL) e a Taxa de Crescimento da Contaminação (TCC), de acordo com a quantidade de casos ativos em cada município.

Classificação.JPG

Classificação de risco em municípios com mais de 150 casos ativos

 

De acordo com o painel, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI é de 73,76%. Dos 431 leitos de UTI adulto no estado, apenas 116 estão disponíveis. Em relação aos leitos pediátricos, dos 15 existentes, sete estão ocupados e 3 bloqueados, taxa de ocupação é de 58,33%.

 

Lotação UTI.JPG

Classificação de risco em municípios com mais de 150 casos ativos

 

 

Recomendações aos municípios

Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo coronavírus.

As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19 e quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras.

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto