propaganda

ARQUITETURA E DESIGNER DE INTERIORES /

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Cortinas ou Persianas? Vamos ajudar a descobrir qual o tipo ideal para sua casa!

Elas são mais do que um simples artigo decorativo


Imagem de Capa
Rafaela Viana e Caroline Cador

Hoje vamos abordar um tema que gera muitas dúvidas, cortinas e persianas! Quando falamos deste assunto automaticamente abrimos um vasto leque de opções, ideias e soluções. No nosso dia a dia surgem diversos questionamentos de qual opção escolher, como usar, modelo, cores, tecidos e várias outras dúvidas, mas hoje vamos ajudar você leitor a descobrir um pouquinho mais sobre qual melhor opção para aplicar em seu ambiente.

As cortinas e persianas são mais do que um simples artigo decorativo, além de desempenharem um melhor conforto visual e térmico, elas trazem maior privacidade para o ambiente. Elas são um ponto chave para deixar o ambiente aconchegante sem deixar de lado a elegância.

Embora, tanto cortina quanto a persiana, exerçam o mesmo papel, devemos planejar qual será a finalidade delas dentro de um ambiente e como podemos deixa-la harmônica diante das peças existentes neste local. Vamos falar um pouco sobre cada uma e suas diferenças:

 

Cortinas

As cortinas são de tecido, mais maleáveis, possuem sua abertura na horizontal, e imprimem uma atmosfera mais elegante, trazendo a sensação de aconchego dentro do ambiente, podemos citar dois modelos mais usados: cortina de varão ou trilho.

As cortinas de trilho, ficam presas em um trilho metálico fixado no teto/forro. Este modelo é ideal para dar um acabamento de cortina embutida, quando no caso temos um cortineiro no forro de gesso, para camuflar o trilho, dando assim uma sensação de embutida.

SALA DE TV-03.png

 

 

Vale lembrar que devemos atentar-se ao tamanho da cortina, quando usada em um trilho embutido no cortineiro, pois se tivermos um vão muito grande, existe o risco de ficar pequeno o espaço deixado para embutir a cortina. Um bom planejamento e acompanhamento profissional antes da execução e definição dos modelos escolhidos é de extrema importância.

As cortinas de varão, ficam penduradas em um varão que possui dois acabamentos que são mais usuais, a cortina com ilhós ou cortina com argolas. Esse acabamento de varão ocorre muito quando não se é planejado um cortineiro ou quando existem equipamentos de ar-condicionado acima da janela ou porta, impedindo assim que a cortina chegue até o teto. No caso do varão, como ficará exposto, o mesmo fará parte da ambientação e decoração do ambiente a ser instalado, por isso deve-se pensar na cor do varão, modelo de instalação da cortina, pois influencia esteticamente dentro de um ambiente.

WhatsApp Image 2020-11-19 at 09.05.46.jpeg

 

Tecidos para Cortinas: para ambientes com maior luminosidade opte por tecidos mais leves como o voil. Quando se quer filtrar a entrada de luz no ambiente podemos usar linho, algodão, dentre outros. Já quando a intenção é bloquear toda e qualquer entrada de luz no ambiente podemos partir para veludo, camurça e o blackout

 

Persianas

As persianas possuem formatos mais retilíneos, trazendo uma sensação de ambiente mais moderno, são práticas e mais fáceis de limpeza. Temos uma variedade de modelos, mas a maioria possui abertura vertical. Uma das vantagens das persianas é o maior controle de entrada de luminosidade dentro de um ambiente, pois elas possuem um mecanismo onde aciona a abertura permitindo bloqueio ou abertura total de iluminação dentro de um ambiente.

Alguns modelos mais procurados hoje em dia, quando realizamos o projeto são: persianas rolô, romana, double vision, plissada, alumínio, madeira, pvc, entre outras.

WhatsApp Image 2020-11-19 at 09.07.02.jpeg

 

Vamos pincelar brevemente os modelos:

Persiana rolô, é uma persiana enrolável, quando aberta ela se assemelha a um painel, e quando recolhida ela vira um rolo acima da janela, sem ocupar muito espaço.

Persiana romana é uma das opções mais elegantes dentre todas, formada por gomos largos, quando aberta forma-se um painel liso, com pequenos frisos, e quando se recolhe entre elas ficam dobras que tornam o modelo mais charmoso e diferenciado.

Persiana double vision como o próprio nome diz, possui dupla visão, ela é um modelo mais moderno da persiana rolô, pois possui tecido duplo, com faixas horizontais, ficando assim mais encorpada e trazendo um efeito de movimento diferente na sua abertura por conta das faixas.

Persiana plissada possui um acabamento sanfonado, é uma persiana muito charmosa e delicada, quando aberta possui várias ondulações e quando se recolhe essas ondulações se encaixam exatamente uma dentro da outra, ocupando assim um espaço mínimo.

Persianas de alumínio, são fabricadas com lâminas de alumínio, onde bloqueiam 100% da entrada de iluminação dentro de um ambiente. São resistentes, duráveis, de fácil limpeza, podem ser coloridas, não desbotam e nem enferrujam.

Persiana de madeira é um modelo que está super em alta, produzida a partir das lâminas de madeiras, podendo ser utilizada desde um ambiente moderno e sofisticado até ambientes mais rústicos. Possuem algumas opções de espessuras e tonalidades naturais e texturas diferenciadas.

Os acabamentos de tecidos para persianas podem variar, desde tecidos sintéticos e materiais naturais, também temos a tela solar que garante uma melhor sensação térmica dentro do ambiente, protegendo também os móveis.  Um ponto importante que vale ser ressaltado é que diferente das cortinas de tecido que usamos do piso ao teto e em toda parede, as persianas não precisam cobrir toda a parede, pois são feitas de um material mais rígido, tendo assim um menor movimento quando bate o vento, por exemplo, sendo assim são necessários de passar nas laterais da área a ser coberta em torno de 20cm e na altura em torno de 20 a 30cm.

 

E aqui vão alguns detalhes que podemos levar em consideração:

- Podemos misturar o uso de cortinas e persianas, dependendo da situação, em alguns cômodos, criando uma composição funcional e agradável.

- Todos os modelos podem ser motorizados, podendo ser acionados por interruptor, controle remoto, variando de acordo com a automação escolhida. Sendo muito importante planejar antes da instalação pois são necessários alguns ajustes elétricos para seu funcionamento.

- Para ambientes que não se necessita impedir a iluminação natural deve-se usar tecidos mais leves e claros, já para impedir usamos a tela solar com proteção UV ou tecido blackout

- Persianas são práticas, fáceis de limpar, ótimo custo-benefício, acumulam menos poeira, por isso são mais recomendadas a pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

- Cortinas são versáteis, possuem uma diversidade de tecidos, cores e modelos e trazem um aconchego maior ao ambiente. Ficam mais expostas a sol, umidade, poeira, por isso se preocupar com a limpeza é super importante, elas realmente precisam ser lavadas e deve-se ver qual a melhor opção de lavagem para cada tipo de tecido.

Independente de cortina ou persiana, cuide sempre os tons de tecidos escolhidos, tecidos mais estampados e cores chamativas podem carregar o ambiente, na dúvida opte sempre por tons neutros, beges, branco e cinza são sempre uma ótima escolha.

Escolha materiais e cores que tenham linguagens semelhantes, sempre se complementando e lembrando que a persiana ou cortina, deve interagir e combinar com a proposta decorativa, revestimentos e móveis já existentes no ambiente, já que as cortinas e persianas sempre vêm para dar o toque final e arrematar a decoração!

Não é necessário optar por apenas um modelo dentro da sua casa, você pode usar sim os dois modelos, desde que saiba escolher e direcionar cada modelo para cada ambiente em que será instalada.

Eai já conseguiu imaginar o que vai melhor se encaixar nos diferentes ambientes da sua casa?

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto