propaganda

ARQUITETURA E DESIGNER DE INTERIORES /

Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2021, 06h:30

A | A | A

Conforto térmico e incidência solar. Você sabe o que é e sua importância em um projeto?

São diversos fatores que influenciam para um bom desempenho térmico em sua edificação


Imagem de Capa
Rafaela Viana e Caroline Cador

Todo mundo já esteve em algum ambiente onde se sentisse confortável, e percebeu que assim que entrou sentiu um clima agradável, onde não estivesse calor, nem frio, mas que rapidamente seu corpo se adaptou ao espaço, ou teve alguma experiência desconfortável, por exemplo, onde perdeu uma noite de sono por conta do quarto excessivamente quente. 

E você sabe como o profissional da arquitetura pode te ajudar na construção de sua edificação e ter um conforto térmico? São diversos fatores que influenciam para um bom desempenho térmico em sua edificação, seja ela residencial ou comercial.

Arquitetura 2.jpg

 

Podemos começar citando a escolha do terreno, desde o momento em que o cliente vai adquirir o terreno a posição que ele se encontra influencia nos fatores térmicos, se a fachada fica em posição norte a incidência solar sempre será excessiva, deve-se tomar cuidado com a escolha dos ambiente que ficarão na parte frontal, pois como durante todo o dia haverá incidência solar, pela noite o ambiente interno vai ter uma temperatura elevada, assim sendo necessário a utilização de refrigeração mecânica, para atingir uma temperatura agradável.

 

Arquitetura 3.jpg

 

 

Um exemplo que podemos citar quanto a importância da escolha do terreno, é quando um cliente que gostaria de ter um espaço de lazer, onde ele solicita ao arquiteto que possua uma piscina em frente ao seu espaço gourmet, ou seja, a piscina precisa de uma incidência solar maior, porém quem está dentro do gourmet, necessita de um conforto térmico para deixar um ambiente agradável, como podemos solucionar esta situação? Através de elementos construtivos, utilizando materiais eficientes, que não transmitam o calor externo para o interno, utilização de ventilação natural, elementos que prolonguem a sombra, dentre outros.

 

Mas o que fazer quando já possuo o terreno, ou até mesmo a casa e quero deixá-la com temperaturas internas agradáveis?

É possível utilizarmos alguns elementos internos e externos para minimizar este efeito, como as plantas.  Elas possuem um grande desempenho quando falamos em amenizar as altas temperaturas. Para fachadas com grande incidência solar, indicamos plantas como trepadeiras em treliças ou arvores de médio porte, pois elas vão ajudar a ter sombra. Outras sugestões é a utilização de brises metálicos, pergolados, cortinas, persianas de tela solar entre outros.

 

Arquitetura 4.jpg

 

 

Vale lembrar que a ajuda de um profissional capacitado para instruir o cliente antes mesmo do início da obra é de extrema importância, são diversos fatores que podem ser estudados, avaliados e solucionados.

 

Arquitetura 5.jpg

 

 

O conforto térmico é uma atribuição incrível, o meio ambiente nos fornece energia natural, renovável e gratuita, devemos utilizá-las a favor da arquitetura com projetos eficientes, para garantir o bem-estar de todos.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto