propaganda

ARTIGO /

Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021, 06h:30

A | A | A

Unimed Cuiabá 46 anos: Gestão guiada pela dedicação ao cuidado

Em nossa trajetória, buscamos sempre uma gestão forte e competente com foco na perenidade do negócio, valorização dos cooperados e cuidado com o paciente


Imagem de Capa
Dr. Rubens Carlos de Oliveira Júnior

Há 46 anos, o cotidiano em Cuiabá era muito diferente, a cidade estava se expandindo e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul formavam um só Estado. Neste importante período de urbanização, uma equipe desbravadora e corajosa de 22 médicos fundou a Unimed Cuiabá no dia 20 de outubro de 1975. Esse importante passo para a saúde mato-grossense começou com 20 empresas contratantes e 10 mil usuários.

Aos poucos, nossos fundadores foram difundindo o novo modelo de negócio e conquistando novos espaços. Os desafios, certamente, existiam, mas todos superados com sucesso. Os princípios e valores cooperativistas, baseados em democracia, liberdade, justiça social e solidariedade, logo atraíram novos cooperados. O jeito de cuidar próprio do Sistema Unimed conquistou o povo mato-grossense e nos tornou o maior plano de saúde do estado.

Em nossa trajetória, buscamos sempre uma gestão forte e competente com foco na perenidade do negócio, valorização dos cooperados e cuidado com o paciente. A gestão de uma Cooperativa sempre foi tarefa complexa, muito mais no atual cenário pandêmico, de incertezas no mercado local e nacional. Diante das mudanças significativas que o mercado de saúde suplementar está atravessando, o Sistema Unimed tem uma nova estratégia muito clara desde 2018: a verticalização do negócio.

Vemos na verticalização dos serviços um dos caminhos mais seguros. A Unimed Cuiabá tem acompanhado esse movimento há um tempo e desenvolvido ações nesse sentido. Uma das iniciativas começou em 2016 com a construção do Espaço Cuidar, um prédio de sete andares voltados ao cuidado do paciente. Agora, o edifício passa por uma adaptação para se tornar um hospital.  As previsões são que o início do seu funcionamento seja para 2023. Além disso, estão bastante adiantados os trabalhos para a inauguração do Laboratório Unimed Cuiabá, em breve.

Já a estrutura do Espaço Cuidar será reestabelecida em outro local, dentro de um núcleo importante para a história regional e que, durante muito tempo, foi ambiente de convívio social da cuiabana: o Grêmio Antônio João. O imóvel é de propriedade da Unimed Cuiabá e está localizado no bairro Porto, próximo ao futuro Complexo Integrado de Saúde Unimed Cuiabá, na rua Barão de Melgaço.

O Hospital Unimed Cuiabá, que terá pronto-atendimento, centro cirúrgico, UTI e salas de internação, será parte, então, desse Complexo, que incluirá também a Fisioterapia, o núcleo de Vacinas e Farmácia, inclusive o Laboratório e usina. Todos no mesmo endereço e de fácil acesso.

Aprimoramos nossos serviços e mantemos o foco no melhor cuidado ao cliente, e sempre oferecendo boas condições de trabalho aos cooperados. Pensando nisso, há um ano, em um momento crítico da pandemia, era inaugurada a UTI Unimed Cuiabá dentro do Hospital Santa Helena. A Implantação dos 10 leitos contou com uma equipe multidisciplinar com foco no atendimento humanizado e os resultados da iniciativa foram bastante positivos. Já em 2021, estruturamos a Jornada do Paciente Oncológico, uma importante rede de apoio à prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer com objetivo de aprimorar os cuidados que os beneficiários Unimed Cuiabá já recebem.

Como uma marca forte, cuiabana, que tem uma presença importante no mercado e no coração da população da capital e região, temos a convicção de que esse trabalho só é possível devido à dedicação dos 1417 médicos cooperados, que todos os dias empreendem suas forças na preservação da saúde. Tudo o que foi gerado para produzir mudanças, alterar rumos, superar desafios e gerar resultados decorreu da unidade de estratégia entre diretoria, cooperados e colaboradores. Em uma feliz coincidência, é comemorado na mesma semana do aniversário da Cooperativa o Dia do Médico (18/10), uma data que nos lembra a importância de cada profissional, os grandes responsáveis por cuidar do bem mais valioso que temos: a nossa saúde.

 

Dr. Rubens Carlos de Oliveira Júnior

Médico patologista, presidente da Unimed Cuiabá, presidente da Unimed Federação de Mato Grosso e diretor de Desenvolvimento de Mercado na Unimed Brasil

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto