ARTIGO /

Quarta-feira, 01 de Abril de 2020, 07h:00

A | A | A

Qual é melhor, pão ou tapioca?

Nosso objetivo aqui não é classificar como o melhor ou o pior, e sim dizer para você em que contexto deve ou não ingerir um ou outro.


Imagem de Capa
Camila Delgado

Já digo que antes mesmo de classificarmos o pão ou a tapioca como alimentos vilões ou bonzinhos, entenda que o que realmente engorda é o quanto você come, ou seja, o quanto em calorias você ingere por dia. Porém, não estamos esquecendo da qualidade desses alimentos, mas o que não é citado é que a tapioca não deixa de ser uma farinha ou goma como é muito conhecida.

 

Vamos às composições desses dois alimentos:

Pão francês contém 137 calorias (50gr), 1,5 gramas de gorduras, 25,95 gramas de carboidrato, 4,4 gramas de proteína 1,5 gramas de fibras. É feito, basicamente, de óleo, farinha e sal.

A tapioca normalmente quem a come tem hábito de colocar recheio, como no pão francês, a famosa manteiga.

Uma porção de 60 gramas contém 68 kcal, 16,76 gramas contêm carboidratos, 0,04 gramas de proteína, não contém gordura, nem proteínas e somente 0,2 gramas de fibras.

Nosso objetivo aqui não é classificar como o melhor ou o pior, e sim dizer para você em que contexto deve ou não ingerir um ou outro.

A tapioca ficou muito famosa entre aqueles que têm a doença celíaca. Isso porque essas pessoas não podem consumir alimentos com glúten, presente no trigo e cevada. Portanto, a tapioca ficou muito famosa como o pão dos celíacos, se propagou e caiu no gosto de todos. Isso por sua versatilidade na hora de brincar com os gostos e sabores.

Mas, cuidado. Como descrevemos no início, ela é uma farinha como o trigo, a diferença calórica é mínima. Atenção aos recheios, não é porque é considerada um alimento saudável que podemos consumir em maior quantidade.

E agora, pão ou tapioca!! A resposta é aquela famosa dos nutricionistas, depende. Depende como sua digestão e saciedade reagem, isso porque esses dois alimentos são pobres em fibras, mas a tapioca, por ser uma goma pode saciar mais e você comer menos. Já o pão é aquela história que todos contam, muitos não resistem a somente uma unidade.

Então, faça escolhas inteligentes: suas atividades de rotina fazem você consumir muitas calorias ou você fica muito tempo sentado? Isso diz muito sobre qual alimento deve comer, pois pode fazer com que você estoque muita energia independente se é pão ou tapioca.

Lembre-se: o que engorda é o quanto você estoca de energia ou o quanto você gasta de energia.  Para finalizar vamos, ao último exemplo, uma pessoa que exerce um trabalho braçal vai consumir muita energia, ao passo que gasta muita energia. Já uma secretária, que fica sentada, consome e gasta e precisa de menos energia. Entendeu? Agora reflita e escolha.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz