REFLEXÃO /

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019, 07h:00

A | A | A

Planejamento pessoal

O ato de planejar é considerado por muitos como a maneira mais eficaz para a execução de projetos


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

O ato de planejar é considerado por muitos como a maneira mais eficaz para a execução de projetos, principalmente nas áreas da criatividade e educacional.  A título de exemplificação, tem-se no professor, que através do seu “planejamento de aula”, apesar de ser um modelo pré-estabelecido onde já estão definidas suas diretrizes como conteúdos, metodologia, estratégias, objetivos da aula e a avaliação, permitem ao educador desenvolver as suas ações.

Por essas razões, o planejamento é uma importante ferramenta de trabalho para obter melhor qualidade na prestação de serviços ou até mesmo na linha de produção quando se tratar de pequenas, médias e grandes empresas/indústrias e deve seguir certo rigor e disciplina, que, sem esses elementos ficam mais difícil obter bons resultados.

O fato de uma pessoa se programar para realizar determinada tarefa, é uma forma de demonstrar organização e estar preocupada com o compromisso assumido perante seu contratante. Planejar com antecedência possibilita pelo menos duas vantagens, a primeira evidencia o respeito pelas ações a serem desenvolvidas, e a segunda consiste no preparo para os possíveis imprevistos que poderão surgir durante a sua trajetória.

Esses fatores, quando bem desenvolvidos, podem resultar na melhor qualidade final de serviços, já que o ato de planejar viabiliza praticidade e agilidade em todas as etapas da realização.

Os benefícios do planejamento pessoal são muitos, já que para sua prática é necessária adoção de novos métodos e novos recursos. Tais mecanismos auxiliam a vida profissional daquele que presta serviços. Além de deixá-lo mais preparado no dia a dia, tornando-o mais estruturado e mais produtivo.

Planejar está ligado diretamente ao fator temporal. É preciso definir o início e o fim para cada uma das atividades, o que significa verificar todas as possibilidades para atingir as metas estabelecidas, considerando possíveis contratempos e obstáculos que poderão surgir durante o processo. Por essas razões é fundamental desempenhar estratégias para superar tais obstáculos. 

O planejamento pessoal é ainda responsável, além da qualidade de produtos, pelo crescimento da pessoa enquanto prestadora de serviços, uma vez que as tornam mais ágeis e eficazes.

Ao preparar um planejamento, este deve proporcionar tranquilidade e segurança, principalmente àquela relacionada ao tempo exato para a sua execução.

Assim, o planejamento também é corresponsável pelo sucesso das ações desenvolvidas, já que a sua pretensão está fundamentada na eficiência.

Planejar permite organizar as ideias e conduzir as trilhas corretas e os caminhos com maior segurança, seguindo passo a passo em cada uma das etapas daquilo que se pretende executar.

O sucesso da execução de projetos propostos dependera basicamente da maneira com a qual fora feita o planejamento e a sua organização.

Aquele profissional que se organiza ou planeja seus ideais com antecedência terá maior vantagens em relação à pessoa que leva a vida na base do improviso. Aliás, o verbo improvisar não deve fazer parte do vocabulário de nenhum profissional.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT                     

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Fé, atitude e esperança

A fé é a certeza e a confiança que se tem para se chegar à resolução através da crença, em geral, busca-se um ser superior, em geral relacionado a uma divindade

O caminho mais curto para a felicidade

“Aquele que for capaz de perder uma corrida sem culpar os outros pela sua derrota, tem grande possibilidade de algum dia ser bem sucedido.” - Napolleon Hill

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz