propaganda

ARTIGO /

Quarta-feira, 04 de Novembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Paciência

A paciência não pode ser considerada apenas um sentimento atroz, pois requer autocontrole e discernimento, uma vez que ela é responsável pelo nosso sucesso


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A paciência ou resignação é um termo que expressa sabedoria. A pessoa que apresenta essa qualidade demonstra ser alguém coerente e ponderado, além de ser ainda uma grande virtude; qualidade essa que algumas pessoas infelizmente não possuem. 

A pessoa com essa característica possui um semblante sereno, demonstra ter muita calma ao expressar seus sentimentos, comportando-se com tranquilidade mesmo diante das adversidades.   

 A expressão pode ser confundida com comodidade, aceitação e inércia, embora o seu significado possa ir muito mais que isso, pois remete a ideia de alguém tolerante e cometido.

No entanto, é uma das melhores virtudes que o homem pode apresentar, uma vez que ela requer disciplina, além de ponderação nos atos praticados no seu cotidiano.

A paciência não pode ser considerada apenas um sentimento atroz, pois requer autocontrole e discernimento, uma vez que ela é responsável pelo nosso sucesso, já que ajuda na perfeição de atos praticados. A paciência requer equilíbrio. Daí a importância do controle emocional para conter ansiedade e manter o equilíbrio.

A tolerância nos permite manter a tranquilidade mediante situações inusitadas, possibilitando o respeito às regras impostas em sociedade, tendo a educação como uma grande aliada.

Embora o termo possa remeter a ideia de alguém equilibrado, a paciência é mais comum nas pessoas com maior faixa etária, mas é bastante moderada (e às vezes, inexistente) na juventude.  

A paciência tem possibilitado a realização de grandes feitos, o que permitiu a criação de coisas que pareciam ser impossíveis. Realizando grandes conquistas, construindo obras faraônicas, ultrapassando, muitas vezes, barreiras intransponíveis. Descobrindo novos planetas e explorando lugares inimagináveis pelo homem.

Ser paciente e tolerante significa ter controle sobre si mesmo e sobre aquilo que o cerca, enquanto que a impaciência muitas vezes, pode nos levar a cometer erros impensados.

Recentes pesquisas indicam que a paciência é adquirida com o tempo, e que os mais jovens demonstram ter grande tendência de serem pessoas extremamente impacientes, e, portanto, consideradas intolerantes.

Ser alguém paciente, não significa necessariamente ter uma fixação em algo que pode causar preocupação, bastando focar os nossos pensamentos para outras atividades e deixar de pensar naquilo que nos tira o sono, relaxar é uma forma de obter bons resultados.

Estudos indicam que a paciência e a compaixão caminham juntas para se apoiarem e se desenvolverem mutuamente, daí a importância de solicitar ajuda sempre que houver uma sobrecarga e exaustão que possa nos levar a perca do foco e da racionalidade, lembrando que um ser paciente é aquele que consegue se suportar. Trata-se, como se disse acima, de uma das mais nobres atitudes que deve ser adotada por todos, principalmente no meio em que vivemos, seja na esfera pessoal ou profissional, já que existem tantas diversidades em nossas vidas no dia a dia de forma geral.

Afinal, ser paciente é deixar que a vida possa transcorrer o seu fluxo normal, sem pressa, e sem o temor de que tudo dará errado. Valendo a máxima de que o apressado é aquele que corre o risco de comer algo cru e quente.

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Professor na rede de ensino público

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto