propaganda

ARTIGO /

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Maturidade

Além de saber valorizar a vida, o maduro pode contribuir com os mais jovens com conselhos e repassar informações (aconselhamentos)


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A maturidade é a experiência agregada ao conhecimento que a vida nos possibilita. É uma fase que permite ver o mundo sob um novo olhar, com uma visão mais ampla, dada a sabedoria que somente o tempo possa atribuir às pessoas.

Pessoas maduras, dada suas experiências de vida, podem evitar erros e levar uma vida com mais dignidade em razão de suas vivências.

Ser alguém maduro é saber administrar as próprias emoções e compreender o estado emocional dos outros. E este talvez seja o principal segredo dos relacionamentos longos e duradouros. (A maturidade emocional significa ser alguém consciente de suas próprias ações e reações, que cada emoção traz para sua vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis).

Na fase madura da vida, o homem vê o mundo de forma diferente quando comparada com a visão de outra pessoa com menos experiência. Além de saber valorizar a vida, o maduro pode contribuir com os mais jovens com conselhos e repassar informações (aconselhamentos). Lembrando que o tempo presente é um reflexo do passado: A história se repete. 

A maioria das pessoas acredita que a maturidade está ligada diretamente à idade, mas não é bem assim. É perfeitamente possível que um jovem de 18 ou 20 anos apresente mais maturidade do que um adulto de 30. Cada pessoa amadurece em um tempo e de um jeito diferente de acordo com a sua vivência.

Para alguns, a responsabilidade surge mais cedo, há pessoas que antes mesmo de se tornar um adulto passou por obstáculos que acabam ganhando maturidade incomum para a idade. Apesar de não ser totalmente positivo, pode demonstrar que o indivíduo aprendeu e que está disposto a encarar as dificuldades da vida de cabeça erguida.

O meio no qual vivemos pode influenciar nossas vidas, atribuindo conhecimento e com este, a maturidade, principalmente no que diz respeito às responsabilidades que nos cercam: família, trabalho, escolaridade, embora elas não possam ter uma conexão direta com a idade, algumas características poderão surgir através dos anos de vida, tais como: ser alguém educado, humilde, reflexivo, compreensivo, honesto, entre tantos outros.

Ocorrem mais acertos que erros, há mais tolerância que intolerância e nesse processo há muita aprendizagem; e é justamente dessa sabedoria que nasce a tão esperada maturidade. Somente por conta do que você já viveu que é possível decidir se determinada situação ou pensamento são interessantes.

Quanto à falta de maturidade, esta pode acarretar problemas de diversas naturezas nas relações humanas, principalmente de ordem emocional. Ela contribui para manter um relacionamento saudável, pleno e feliz, bastando para isto algo simples: o bom diálogo.

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Professor na rede pública de ensino

1 Comentário(s)
O texto acima trás a baila reflexões instigantes sobre a maturidade. Como foi exposto no artigo a idade mais avançada não é sinônimo de maturidade, no entanto a bagagem de de experiências de um sujeito, sejam elas boas ou ruins, são fatores determinantes para uma vida após os 40 anos mais resiliente, mais pleno e flexível com os desejos e anseios do próximo. Alexandre Barion.
enviado por: Alexandre Barion de Andrade em 13/01/2021 às 19:51:29
0
 
0
responder
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto