REFLEXÃO /

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Lembranças da infância

Tais lembranças marcaram toda uma geração, e resta apenas uma grande nostalgia nos dias atuais


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

As melhores lembranças que se pode ter são aquelas da época da nossa infância. E neste período que guardamos as melhores recordações relacionadas às brincadeiras, às aventuras e aos desafios, ainda que pequenos.

O fato de brincar fazia com que não percebíamos o tempo passar, e através das brincadeiras aprendíamos à medida que nos divertíamos. Em geral, as brincadeiras aconteciam em frente as nossas casas e naquela época não havia tantos jogos que nos distanciam; o computador que nos alienam e as drogas que a tantos viciam.

As brincadeiras eram inocentes; brincava-se de rodas, pega-pega, esconde-esconde, soltar pipas, jogar bola de gude, entre tantas outras! Através de práticas inofensivas.

As maiores aventuras aconteciam com as idas aos rios da redondeza, fazia sol ou debaixo de chuvas, lá estavam todos.

Existiam ainda as rodas de conversa que geralmente aconteciam à noite, quando nós nos reuníamos com a família e alguns poucos amigos mais próximos.

Tenho saudades daqueles tempos em que tomar um sorvete/refrigerante ou comprar um doce era coisa rara, e raro, era o sofrimento que sentíamos com a falta de educação (de um modo geral), de saúde (de muitos) e da segurança (de todos).

Sinto falta também da simplicidade das pessoas naquela época; e daquele cumprimento pela manhã daqueles que passavam pelas ruas e do prazer que todos demonstravam quando se encontrava nos lugares mais inusitados, como praças e igrejas. 

Da mesma forma, recordo-me com saudades da pacata vida que tínhamos em relação à nossa alimentação (simples), à moradia (muitas vezes precária) e da escola (distante de casa), quando todas as coisas eram mais simples e sem as barreiras e dificuldades existentes na atualidade, sem mencionar o perigo da violência que nos impedem de sair.

Tais lembranças marcaram toda uma geração, e resta apenas uma grande nostalgia nos dias atuais. Era um período onde se valorizava o conhecimento como a principal ferramenta para a vida. Lembrando que os maiores valores de uma pessoa é sempre o respeito; e a honestidade, a sua maior virtude.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT                 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Você tem caráter?

Inquestionavelmente, o caráter é a soma total daquilo que você é, que eu sou, sem nenhum tipo de máscara

A diferença entre ética e moral

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.