propaganda

ARTIGO /

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021, 06h:30

A | A | A

Lealdade

“A lealdade é um dos pilares que sustentam o real valor do homem”. (Filosofia Judaica).


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A palavra lealdade diz respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade, isto quer dizer: fidelidade aos compromissos assumidos, uma vez que ela está amparada em valores e apenas aos sentimentos das pessoas.

A expressão está ligada à cumplicidade, e a sua duração é superior a uma paixão pela sua extensão e importância. Não se deve confundi-la com fidelidade, já que a expressão não significa apenas obrigação.

Seu significado vai muito além de uma mera obrigação, pois se trata de uma forte conexão associada aos valores que cada pessoa pode representar. Valores esses que brotam dentro de cada um de nós. 

Lealdade está relacionada à verdade que cada pessoa expressa. A coerência e a crença naquilo que pensa como algo certo para ela e para as demais pessoas que a cerca. 

Existem algumas ações que podem contribuir para verificar se alguém possa ser considerado leal: 1. Ser honesto consigo mesmo seria o primeiro passo a ser dado, expressando seus valores e sentimentos, respeitando-os; 2. Busque sempre dizer a verdade. Ser sincero se torna uma atitude natural; 3. Mantenha o diálogo aberto. Isto gera confiança que necessita ser algo constante; 4.  Faça promessas daquilo que realmente você possa cumprir, evite se manifestar quando estiver sob fortes emoções para não incorrer em erros; 5. Caso cometa erros (errar é humano) procure corrigi-los e não culpe terceiros; 6. Procure estar próximo daqueles que você ama. Essas práticas permitem ter uma vida melhor junto à sua comunidade.

Assim, quando se age com lealdade tem-se a oportunidade de se sentir bem. Ela contém princípios e valores que precisam ser levados adiante. Trata-se de um exemplo que sempre vale a pena passar adiante, para que mais pessoas vivam em sintonia com a sua mais pura essência.

A lealdade também pode e deve acontecer em relação aos amigos, familiares e colegas de trabalho. Quando se é leal aos seus valores, sonhos e opiniões, um indivíduo vive de forma mais coerente, demonstrando através de atitudes de tudo aquilo que ele carrega dentro de si e cobra daqueles com os quais convive. Assim, consegue levar a vida com honestidade, no sentido mais amplo da palavra.

A lealdade é uma virtude que se desenvolve conscientemente e que implica cumprir com um compromisso ainda que seja perante circunstâncias constantes em mudanças adversas. Trata-se de uma obrigação que se tem para com o próximo. Por exemplo: “O treinador adjunto mostrou a sua lealdade para com o treinador principal despedido ao apresentar, por sua vez, a sua demissão”.

Embora esteja em falta nos tempos atuais, a lealdade ainda é uma esperança para muitos. O mundo todo sofre com a sua ausência por diversas razões, como o descaso, a traição ou a falta de cumplicidade.  

É preciso idealismo e força para mudanças de condutas humanas. É fundamental resgatar tais valores. Trata-se de algo que poderá nos levar mais distante, muito além daquilo que sonhamos ou buscamos no dia a dia.

Lembre-se que a lealdade é o cumprimento daquilo que exigem as leis da fidelidade e da honra.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Professor na Rede de ensino público

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto