propaganda

ARTIGO /

Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 06h:30

A | A | A

Fidelidade

Diferente da palavra lealdade, a fidelidade prisma por algo permanente, enquanto que a primeira faz uma conexão, a segunda cria vínculos


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Fidelidade tem origem no latim, com a palavra “fidelis”, que representa uma atitude daquele que é fiel; pessoa que honra os compromissos, que assume. É também uma característica da pessoa leal, confiável, honesta e verdadeira. Portanto, é uma expressão usada para nominar aquilo que tem consistência.

O termo é antigo, e já se encontrava presente na Idade Média, configurada na fidelidade e no comportamento dos vassalos com o Senhor Feudal. 

Na simbologia, a fidelidade por ser representada pelas fores de cor vermelha, como as rosas, gérberas, crisântemos, tulipa entre tantas outras, muito embora essas podem representar a paixão (ou o amor), mas também expressam a fidelidade.

A palavra fiel é um adjetivo de dois gêneros que tem na lealdade, na sinceridade e na integralidade seu aliado maior, pois aquele que age com fidelidade é aquele que cumpre suas promessas, uma vez que jamais muda o comportamento; age com constância e perseverança.  

Fidelidade é ainda sinônimo de exato, correto ou verídico. A expressão fiel é usada ainda quando se faz referência ao que é idêntico, ou seja, cópia fiel. Bastante usado para fazer referência à pessoa que mantem um comportamento constante, que apresenta características de quem possui as mesmas atitudes por maior tempo possível. 

Diferente da palavra lealdade, a fidelidade prisma por algo permanente, enquanto que a primeira faz uma conexão, a segunda cria vínculos.   

Existem alguns tipos de fidelidade, dentre os principais pode-se mencionar:

a) fidelidade conjugal;

b) Fidelidade espiritual;

c) Fidelidade comercial (ou dos negócios).

Somente a título de informação, o plural da palavra fiel é fiéis (com acento). A palavra fieis (grafada sem acento) é uma conjugação do verbo fiar (que vós fieis – segunda pessoa do plural do presente do subjetivo).

Assim, o termo fidelidade está ligada diretamente aos alguns requisitos, sendo eles: consciência (ter o conhecimento daquilo que procura); compreensão (entender o propósito da ação); relevância (crer e estar convicto da necessidade de algo); satisfação (fazer a escolha correta e estar convicto da sua importância); diferenciação (saber fazer uma distinção daquilo que procura); confiança (estar tranquilo com a escolha realizada) e atitude (estar favorável a escolha realizada).

E por último, e não menos importante, tem-se na fidelidade é uma das principais características de Deus, isto porque Deus nunca desiste; jamais vira as costas aos seus fieis, e também nunca abandona os seus filhos. Assim, Deus espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

 

Professor na Rede de ensino público

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a redução de vereadores em Primavera do Leste?
Sim
Não, prefiro a redução do duodécimo
Não tenho opinião formada sobre o assunto