propaganda

ARTIGO /

Segunda-feira, 29 de Março de 2021, 06h:30

A | A | A

Credibilidade

Os bons pensamentos e a prática de boas ações podem contribuir para obter crédito


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A expressão credibilidade pode ser compreendida como “tributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade”. No entanto há quem afirme que pode ser credulidade, que vem da palavra “crença”, ou aquele que crê. Mas essa palavra possui forte significativo para qualquer pessoa, tanto no aspecto pessoal, profissional ou social e configura um agregado de conquistas individuais que podem expressar bons sentimentos àqueles que a possuem. Trata-se de um termo que representa muito, atribuindo mais personalidade à pessoa.

Os bons pensamentos e a prática de boas ações podem contribuir para obter crédito, palavra que possui múltiplos significados, tais como:  confiabilidade, fiabilidade, confiança, crédito, segurança, fidedignidade, fidúcia, fieza, fiúza e outros.

Na esfera pessoal, a credibilidade transmite segurança e permite maior agilidade para ascender socialmente, principalmente neste momento que as pessoas valem pelo que possuem.

Sob o aspecto profissional, a competência é a maior aliada das pessoas para buscar credibilidade e quando agregado ao conhecimento e à tecnologia tudo pode ser mais fácil.  

 As conquistas relacionadas à credibilidade sob o ponto de vista financeiro podem estar atreladas à assiduidade e à pontualidade em executar compromissos assumidos para obtenção de diversos recursos.

No âmbito da moral, a credibilidade infla o ego e transmite uma sensação de realização pessoal, misto de prazer.

Por essas razões, credibilidade pode ter obtido com o resultado destes e de outros atos praticados. Ela eleva a nossa alto-estima, alavancando o patamar social e facilita a vida financeira, ajudando pessoas a prosperarem em qualquer tipo de empreendedorismo.

Possuir crédito é algo que pode abrir infinitas portas e permitir grandes realizações. Aqueles que o detém tem facilidade para ingressarem em diversos setores, se sobressair junto aos demais e se destacarem.

Persistência, honestidade e atitudes são alguns requisitos fundamentais para ter credibilidade. Com todas essas qualidades juntas expressa que a pessoa tem garra e perseverança. O que diminuem as barreiras das incertezas.    

Por outro lado, a falta de credibilidade pode acarretar perdas e danos irreparáveis nas três esferas acima mencionadas: causando prejuízos morais, financeiros e sociais, o que pode demandar tempo para ser reconquistados e muitas vezes, impossíveis de serem retomados.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Professor na rede de ensino público

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto