O diretório estadual do PT em Mato Grosso dá início ao rodízio entre os suplentes na Assembleia Legislativa (ALMT). O primeiro suplente, professor Henrique Lopes (PT) assumirá nesta quarta-feira (14) a cadeira do deputado estadual Valdir Barranco (PT). Henrique é presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT) e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT). Ele ficará na Casa por 30 dias.
Segundo Barranco, Lúdio Cabral (PT) também se afastará do cargo de forma que, cada um dos cinco suplentes sejam contemplados. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento da base do partido, ampliando sua representatividade nos municípios e movimentos sociais.
Durante os próximos cinco meses, a bancada petista na ALMT será composta por figuras com forte atuação entre os povos indígenas, educação, do movimento sindical, dos trabalhadores rurais e lutas feministas. Além do professor Henrique, tomarão posse: professora Graciele, que também está vereadora em Sinop (a 480 km de Cuiabá), a ex-vereadora por Cuiabá Edna Sampaio, Altir Peruzzo e Eliene Xunakal que será a primeira mulher indígena a assumir uma cadeira na AL.
Barranco se dedicará ao fim do mandato como presidente do PT no estado. “Esse rodízio não é apenas institucional, é um gesto de solidariedade política e compromisso com a diversidade. É um exemplo prático de como partilhar poder e dar visibilidade às pautas sociais e populares”, afirma.