Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

20 de Fevereiro de2026


Área Restrita

Política Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026, 13:56 - A | A

Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026, 13h:56 - A | A

ELEIÇÕES

Thiago Silva projeta MDB com até quatro cadeiras na ALMT e aposta em "força do interior", com destaque a Léo Bortolin

Bortolin é visto nos bastidores como um dos nomes capazes de ampliar a capilaridade eleitoral da sigla

VILMAR KAIZER

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem demonstrado otimismo quanto ao desempenho do partido nas eleições deste ano para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O parlamentar afirmou durante entrevista nesta semana, acreditar que o MDB pode conquistar entre três e quatro cadeiras no Parlamento estadual, mantendo o espaço político já ocupado pela legenda.

“O MDB tem uma chapa muito boa, uma chapa competitiva”, afirmou o deputado ao destacar os nomes que, segundo ele, despontam como potenciais “puxadores de votos” no processo de organização partidária.

Entre os quadros citados estão o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin; o primeiro-secretário da Assembleia, Dr. João; a possível candidatura de Jéssica Riva; o deputado Silvano Amaral; Leandro Damiani; Zé Gota, em Barra do Garças; o ex-prefeito de Juara Carlos Sirena; além de lideranças ligadas ao movimento sindical e a vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa.

“Então, a chapa é competitiva, e acredito que o partido faça três deputados nas próximas eleições”, detalhou.

Atualmente, o MDB conta na ALMT com Thiago Silva, Janaina Riva, Juca do Guaraná Filho e Dr. João. Desses quatro, apenas Janaina não disputará a reeleição, já que articula um projeto majoritário visando o Senado Federal.

Thiago reconheceu o peso eleitoral da deputada dentro da legenda. “A candidatura da Janaina foi muito positiva para o partido, mas eu vejo que ela tem que buscar, agora, voos maiores, pelo tamanho e pela densidade eleitoral que ela construiu nessas duas últimas eleições”, pontuou.

A expectativa do MDB é compensar a ausência de Janaina na disputa proporcional com a força de pré-candidaturas espalhadas pelo interior do Estado. Nesse cenário, ganha destaque o nome de Léo Bortolin, ex-prefeito de Primavera do Leste e atual presidente da AMM.

Segundo ele, Janaina foi a única entre os quatro parlamentares que alcançou votação suficiente para garantir diretamente a própria vaga pelo coeficiente eleitoral, contribuindo para a consolidação das demais cadeiras da sigla. “O partido é ciente disso e está trabalhando para ter uma chapa competitiva. O partido tem nomes muito fortes em todas as regiões”, completou.

Com trânsito entre prefeitos e lideranças municipais, Bortolin é visto nos bastidores como um dos nomes capazes de ampliar a capilaridade eleitoral da sigla, especialmente fora dos grandes centros. A estratégia do MDB passa justamente por fortalecer bases regionais, ampliando o número de candidatos com densidade eleitoral em diferentes polos do Estado.

Disputa proporcional tende a ser acirrada
A eleição para a Assembleia Legislativa deve ser marcada por alta competitividade, com partidos buscando formar chapas fortes para alcançar o coeficiente eleitoral e garantir vagas. A projeção de três a quatro cadeiras coloca o MDB na disputa por manutenção de protagonismo no Parlamento estadual, mas dependerá diretamente da capacidade da legenda de distribuir votos entre seus candidatos e evitar dispersão interna.

Nos bastidores, a avaliação é de que o partido trabalha para repetir, ou até superar, o desempenho atual, apostando na combinação entre nomes experientes e novas lideranças com influência regional.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]