
Segundo o diretor do Departamento de Suporte da TI do Tribunal, Marcos Gome, mais de 50 mil usuários estão cadastrados no Processo Judicial Eletrônico (PJe), atualmente o principal sistema do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Deste total, 39.617 são advogados e operadores do Direito.
Só no mês de janeiro deste ano foram atendidas pela equipe de suporte 5.207 ligações e 14.261 tickets (solicitação via SDM). Do total de procura por ajuda, 1.559 foram referentes a incidentes com o PJe, o que representa apenas 12% dos atendimentos feitos pelo Suporte.
O diretor de Suporte da TI destaca que mesmo com a suspensão de prazos processuais e durante todo o recesso forense, o PJe nunca paralisou as atividades, exceto em momentos de manutenção ou atualizações realizadas pela TI com objetivo de atender a contento aos usuários da plataforma. Porém, sempre que há este tipo de ação, o TJMT emite um comunicado informando que o PJe está indisponível.
Em 2020, o Suporte registou 143.528 atendimentos nos 12 meses do ano. Sendo que 38.327 (27%) foram referentes a PJe.
Os serviços mais demandados pelos usuários no ano passado foram solicitar acesso aos sistemas, tirar dúvidas sobre os sistemas e soluções para acesso a redes e internet,
PJe - O Processo Judicial Eletrônico é uma ferramenta online, disponível 24 horas, onde as partes interessadas em determinado processo judicial praticam atos processuais e acompanham a tramitação do processo. A utilização do sistema exige a certificação digital de advogados, magistrados e servidores.
O PJe foi lançado oficialmente em 21 de junho de 2011 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil.
A ferramenta torna a tramitação dos processos mais transparente, reduz custos - pois dispensa folhas impressas-, garante maior segurança e melhora na comunicação entre as partes integrantes dos processos e o Poder Judiciário.
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT