Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 16h23
VACINAÇÃO
Primavera do Leste recebe mais 1760 doses de vacinas e Campo Verde 1095
O quantitativo é para aplicação de primeira e segunda dose

Da Redação/Com Secom

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, concluiu nesta segunda-feira (05) a distribuição aos polos regionais de saúde das 113.250 mil doses de vacina contra Covid-19.

De acordo com o documento, Primavera do Leste recebeu 1760 doses, já Campo Verde 1095. O quantitativo é para aplicação de primeira e segunda dose de idosos de 65 a 79 anos e profissionais da saúde.

Primavera do Leste recebeu 170 doses da CoronaVac para aplicação da primeira dose em idosos com idade entre 65 e 69 anos e outras 1400 doses do imunizante e 190 da vacina da AstraZeneca para a segunda aplicação em idosos até 79 anos e profissionais da saúde.

Já para o município de Campo Verde foram encaminhadas 170 da CoronaVac para primeira aplicação, mais 890 doses da mesma vacina e 95 do imunizante da AstraZeneca para segunda dose.

Nesta quarta-feira (7), Primavera do Leste deu início a aplicação da primeira dose em idosos com 69 anos e nos próximos dias, quinta e sexta (8 e 9), serão vacinados os idosos com 68 e 67 anos, respectivamente. A aplicação da segunda dose deve começar na próxima semana.

Em Campo Verde, a imunização desse público começa amanhã (8), com a aplicação da vacina nos idosos com 68 e 69 anos, na sexta-feira (9), os de 66 e 67 anos e no sábado, a vacinação será para idosos com 65 anos. Já no domingo, será realizada a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde que receberam a primeira dose do imunizante da AstraZeneca em janeiro.

A vacinação em Primavera do Leste acontece no sistema drive thru, das 07h30 ao meio-dia no Ginásio Pianão. Em Campo Verde a aplicação ocorre das 07h30 às 13 horas no Ginásio Joubert Isaias Romancini (Pratão), também no sistema drive thru.

 

Distribuição dos imunizantes

A quantidade de doses que cada município recebeu foi pactuada pela Resolução n°21 da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. Já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.

A Resolução nº 21 também pactua a distribuição de 390 doses remanescentes de Coronavac, que foram recebidas em remessas anteriores e mantidas como estoque estratégico.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 561.210 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Veja aqui quanto cada município recebeu.


Fonte: Clique F5
Visite o website: https://www.cliquef5.com.br