12 de Maio de2024


Área Restrita

DESTAQUES Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 06:30 - A | A

Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 06h:30 - A | A

PÓS ELEIÇÕES

Candidatos eleitos aguardam decisão do TSE que pode acontecer só depois da posse

Sem a decisão, os eleitos não poderão tomar posse no dia 01 de janeiro DE 2021

Wellington Camuci

As eleições 2020 que aconteceram no dia 15 de novembro está longe de acabar em alguns municípios brasileiros. Vários candidatos eleitos nas urnas estão com a candidatura sub judice, ou seja, tiveram o registro de candidatura indeferido e aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em dois municípios, todos os candidatos a prefeito estão sub judice. Em Santo Antônio do Tauá-PA, os dois candidatos Evandro Trabalho (DEM) e Rodrigo Amorim (MDB) estão sub judice. Já em Anhembi-SP, Miguel Machado (PSDB), Rafaela (MDB) e Rogerião (Cidadania), também estão com o registro indeferido.

Nestes dois municípios, os votos não são válidos e as eleições seguem indefinidas até que os recursos sejam julgados e os votos validados, o que pode acontecer até depois da posse dos eleitos. Em outros estados, vários candidatos eleitos e que foram para segundo turno também estão sub judice.

No estado de Mato Grosso, a cidade de Torixoréu não chegou a ter 0% dos votos válidos. Apenas um dos três candidatos do município, Rubão (Pros) teve o registro deferido, mas obteve apenas 196 dos 2.697 votos, ou seja, 7,27%. A atual prefeita, Inês Coelho (DEM), foi a mais votada com 51,61% dos votos. O segundo colocado foi Lincoln Saggin (PL) que teve 41,12%, porém, ambos estão sub judice.

Em todos estes municípios, os eleitos não poderão tomar posse no dia 01 de janeiro, caso ainda não tenha a decisão do TSE e, se não conseguir reverter o indeferimento, o Executivo será assumido pelo presidente da Câmara de Vereadores até a realização de novas eleições.

No caso de vereadores, a decisão do TSE não só pode garantir a vitória do candidato como mudar a lista de eleitos, quantidade de cadeiras do partido e tirar do cargo vereadores já diplomados. Essa mudança pode ocorrer já que os votos do candidato sub judice não é computado no coeficiente eleitoral e na divisão das cadeiras.

Em Natal-RN, por exemplo, a nova contagem de votos, os votos de dois candidatos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) que estavam sub judice, foram computados e o partido ganhou mais uma cadeira, ficando com duas vagas. O Partido dos Trabalhadores (PT), que tinha garantido três vagas, perdeu uma delas.

 

2 CANDIDATOS DE PRIMAVERA DO LESTE E 4 DE CAMPO VERDE FORAM ÀS URNAS SUB JUDICE

Dois candidatos a vereador de Primavera do Leste e quatro de Campo Verde concorreram a uma vaga no legislativo sub judice. Eles tiveram o registro de candidatura ao cargo indeferido pela Justiça Eleitoral dos município e recursos indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Os registros de três candidatos, Vanessa Montoro, que concorreu por Primavera, Junior Importados e Luizão do PT, por Campo Verde, foram indeferidos por falta de requisito de candidatura, os outros candidatos, Josafa Barbosa, de Primavera, Carlos da Feira e Gustavo Machado, de Campo Verde, foram indeferidos com base na Lei da Ficha Limpa.

Os candidatos continuam com recurso no TSE, porém, mesmo que consigam reverter o indeferimento do registro. Não haverá alteração na lista dos eleitos em Primavera do Leste e Campo Verde, já que os votos que receberam não alteram a distribuição das cadeiras do Legislativo.

 

2º TURNO

No próximo domingo (29), acontece o segundo turno das eleições para Prefeito em 57 municípios brasileiros, destes, 18 são capitais. Cuiabá é um desses municípios e terá a disputa entre o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que teve 30,64% dos votos, e o vereador Abílio (PODE), que teve 33,72%.

O pleito acontece apenas 13 dias após o primeiro turno, sendo o menor intervalo da história, já que, normalmente, o período é de três a quatro semanas.

Neste ano eleitoral atípico, uma cidade ainda irá realizar o primeiro turno. A cidade de Macapá, capital do Amapá, teve o pleito suspenso devido ao apagão elétrico que começou na cidade a mais de 20 dias. Na quarta-feira (18), o TSE decidiu marcar para o dia 06 de dezembro a realização do primeiro turno.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]