25 de Abril de2024


Área Restrita

ARTIGOS Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020, 07h:00 - A | A

REFLEXÃO

Portão do Inferno e Depressão

Até quando vamos ouvir notícias de que pessoas se lançaram no abismo em busca de um alivio para sua dor?

Sirlei Theis

Ninguém falou que viver seria fácil. O maior manual da vida, a bíblia, traz no livro do apóstolo João a seguinte afirmação: “Tenho-vos dito isto, para que tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

O que tem acontecido hoje é que as pessoas estão longe de ter bom ânimo, com isso não encontram a paz e durante os períodos de aflição estão desistindo do mais precioso bem que possuem, a vida.

O Portão do Inferno, na rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, tem se transformado no destino de muitas pessoas que não estão sabendo mais como lidar com os problemas do dia a dia e vencidos pela depressão decidem por fim à vida. São inúmeros os casos de suicídio naquele local, culminando inclusive com a notícia de que câmeras serão instaladas para evitar novos casos, mas um vídeo divulgado neste final de semana mostra que o problema é muito mais sério do que se imagina e fica a pergunta se câmeras no local vai resolver o problema?

Na gravação feita por um motorista que passava pelo local, um homem atravessa o carro na pista, desce e tenta se jogar no precipício. Ele foi salvo por um motociclista que passava na hora e agiu retirando o homem do parapeito no momento em que ele se preparava para se atirar. O vídeo mostra aquilo que acontece longe dos nossos olhos e produz uma tristeza profunda, revela a nossa impotência perante esta doença que todos os anos ceifa a vida de milhares de pessoas.

No mês em que estamos celebrando o Janeiro Branco, campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos, quero lançar uma reflexão: onde estamos errando?

Até quando vamos ouvir notícias de que pessoas se lançaram no abismo em busca de um alívio para sua dor? Não é a revitalização do Portão do Inferno que vai resolver a questão. Transformar o local em Portão do Céu como existem projetos em andamento não vai resolver a causa do problema, que é a depressão. Precisamos ficar mais atentos aos sinais, perceber quando nossos entes queridos estão a beira da desistência. Não podemos mais ser surpreendidos pela notícia que chega, afinal o anúncio da tragédia já vinha sendo dado. Então vamos conversar mais, vamos estender a mão, confirmar a presença.

Um minuto a menos no celular e um abraço a mais pode fazer toda a diferença para aquele que sofre.

Quantos casos mais teremos pela frente? Quantos motociclistas estarão presentes para evitar o pior, será que vamos continuar inertes a espera da próxima notícia?

Se você está ou conhece alguém que tem depressão, não espere para amanhã, afinal, nunca se sabe quando alguém vai subir a serra em busca de alívio para a dor que lhe consome dia a dia. Se esta mesma pessoa estiver ocupada com amigos, com sorrisos, com abraços e carinhos, será que vai encontrar tempo ou espaço na vida dela para procurar a solução no fundo do Portão do Inferno?

Lembre-se: a receita nos foi dada a quase dois mil anos, tenha bom ânimo se você quiser vencer o mundo, pois neste muito e cada vez mais teremos aflições, mas a paz é possível. O apostolo Paulo e tantos outros conseguiram, você também irá conseguir e superar a dor. Acredite!

 

Sirlei Theis -

é advogada,

especialista em gestão pública,

palestrante e treinadora Comportamental

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]