26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 07h:00 - A | A

SAÚDE

Executivo nega indicação de vereadores em relação a atendimento em pista de caminhada

Representantes do Legislativo pediram a presença de profissional de saúde em dias de bailinho

Jaqueline Hatamoto

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Foi encaminhada a Câmara Municipal de Primavera do Leste, nesta semana, a resposta à indicação feita pelo vereador Luis Costa e assinada por todos os vereadores da cidade, em que os parlamentares indicaram ao Executivo que fosse criado um local para atendimento médico na Pista de Caminhada. A resposta foi assinada pela secretária de Saúde Laura Kelly, que negou o pedido.

Na indicação os vereadores pediam a criação de um local para atendimento à saúde da comunidade, na pista de caminhada, com profissional técnico de enfermagem ou enfermeiro para atendimento durante bailes e outras festividades. Ainda conforme o documento, o profissional da saúde faria aferição de pressão arterial e também primeiros socorros caso necessário.

Como justificativa para a indicação, os vereadores utilizaram o caso que ocorreu no dia 26 de maio, quando Sérgio Dalmi de Jesus, 54 anos, morreu após sofrer um infarto dentro do banheiro da pista de caminhada.

Uma pessoa que entrou no banheiro e viu Sérgio passar mal, teria acionado o Serviço de Atendimento Médico – Samu, que ao chegar no local encontrou a vítima já sem vida. Aos domingos a pista de caminhada é cenário do tradicional bailinho e costuma reunir diversas pessoas.

 

JUSTIFICATIVA

Para saber que motivos levaram a Secretaria de Saúde a negar o pedido dos vereadores, entramos em contato com o órgão, que respondeu através de uma nota encaminhada via Assessoria de Imprensa, que o motivo está ligado ao fato de que a folha de pagamento está muito próxima do limite prudencial, principalmente devido ao aumento de 6% aos servidores públicos.

De acordo com a nota, a indicação dos vereadores sugeria a disponibilidade de um técnico de enfermagem, e este profissional não pode atuar sem a supervisão de um enfermeiro, o que oneraria ainda mais os cofres públicos. Além disso o fato do profissional trabalhar aos domingos, elevaria ainda mais os custos.

Outra justificativa apresentada, é que a presença de um profissional no local “não evitaria os fatos, como narrado em tribuna pelo nobre vereador que realizou a indicação, principalmente em casos de doenças pré-existentes”, diz parte da nota.

Na resposta enviada ao jornal O Diário, consta também uma recomendação “que, nesses casos, a população entre em contato com o SAMU, por meio do 192, assim como ocorre com pacientes nos mais diversos pontos da cidade. A equipe trabalha com a devida responsabilidade para atender os chamados o mais rápido possível, como no caso mencionado, quando os socorristas chegaram no local menos de oito minutos após serem acionados pela central, conforme o prontuário”.

O autor da indicação, o vereador Luis Costa, ressaltou que continuará apresentando a indicação até que ela seja atendida. “Eu sei que o executivo cumpre regras e leis em relação à contratação de funcionários, mas não acho que essa demanda seja para um futuro talvez. O SAMU atende todo o município de Primavera do Leste e nem sempre está de prontidão em todos os horários. Por isso esta indicação, pois os primeiros socorros podem ser feitos por outros profissionais e este primeiro contato pode sim salvar uma vida”. O vereador afirmou que irá continuar reapresentando a indicação.

A família de Sérgio Dalmi de Jesus, ao saber da negativa por parte da secretaria de saúde, também se manifestou. “Quero aqui expressar meus sentimentos, pois se talvez tivesse um profissional lá, talvez meu tio tinha sobrevivido, pois o rapaz que encontrou ele no local disse que ele ainda voltou duas vezes mais pela demora do Samu ele não resistiu. Isso é uma vergonha pois a saúde e uma vergonha. Não estou culpando ninguém. Mais acho que isso seria importante para a população e para assim ter mais segurança principalmente por que lá vai pessoas mais de idade onde eles necessitam de atendimento”, disse Naiara Cristina, sobrinha da vítima.

 

DADOS SOBRE PRIMAVERA

A cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com o último levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil vítimas. O estudo também aponta que infartos e derrames (AVCs) lideram as estatísticas.

Em Primavera do Leste, as chamadas doenças do aparelho circulatório, também são as principais causas de morte entre homens. Dos 30 óbitos registrados desde de o início do ano, 21 homens morreram vítima da doença. Já entre as mulheres foram 09 vítimas.

 

NOTA NA ÍNTEGRA

A Prefeitura de Primavera do Leste informa que, após receber a indicação, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu a Câmara de Vereadores, por meio de ofício, a fim de esclarecer que a folha de pagamento está próxima ao limite prudencial, principalmente devido ao aumento de 6% aos servidores públicos, o que inviabiliza a disponibilização de um profissional da saúde para o determinado fim.

Esclarecemos que um profissional técnico de enfermagem, como foi sugerido pela indicação, é aquele que, conforme o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), não pode atuar sem a supervisão de um enfermeiro. Dessa forma, o município teria uma oneração ainda maior, já que os eventos mencionados ocorrem aos domingos à noite, um fator que torna o pedido ainda mais inviável para o momento, devido ao pagamento de horas extras.

Reiteramos que um profissional da saúde no local não evitaria os fatos, como narrado em tribuna pelo nobre vereador que realizou a indicação, principalmente em casos de doenças pré-existentes.

A Prefeitura recomenda que, nesses casos, a população entre em contato com o SAMU, por meio do 192, assim como ocorre com pacientes nos mais diversos pontos da cidade. A equipe trabalha com a devida responsabilidade para atender os chamados o mais rápido possível, como no caso mencionado, quando os socorristas chegaram no local menos de oito minutos após serem acionados pela central, conforme o prontuário.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]