Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,30 | EURO R$ 6,27

17 de Setembro de2025


Área Restrita

Governo MT Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 16:20 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 16h:20 - A | A

Censo Escolar

Mato Grosso reforça compromisso com dados confiáveis para transformar educação até 2026

No 1º Encontro Estadual do Censo Escolar, Seduc destaca que informações precisas são essenciais para tornar estado referência nacional em aprendizagem

 

Rayane Alves | Seduc

Foto-Hugo Dueti
 

“Somente com dados confiáveis podemos fortalecer políticas públicas e alcançar objetivo de tornar a educação básica de Mato Grosso referência nacional em aprendizagem até 2026”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, durante abertura do 1º Encontro Estadual do Censo Escolar MT: Compromisso com a Qualidade da Informação, realizado nesta quarta-feira (17.9), em Cuiabá.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), reuniu gestores, técnicos educacionais e representantes das 142 secretarias municipais de Educação. 

A programação incluiu palestras e oficinas sobre ICMS Educacional, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), papel dos agentes na coleta, glossário da Educação Especial, funcionalidades do Educacenso, além de estratégias para corrigir erros e exemplos de boas práticas.

De acordo com Alan Porto, a qualidade das informações prestadas no Censo Escolar é determinante para direcionar investimentos e garantir equidade no ensino. 

“Os dados coletados de forma correta são fundamentais para que possamos investir em infraestrutura, formação, permanência e aprendizagem, alcançando quem mais precisa: as escolas indígenas, do campo, quilombolas, de tempo integral e regulares”, destacou o secretário.

O coordenador estadual do Censo Escolar, Rodrigo Jacob, ressaltou o esforço coletivo na organização do encontro. “Esse evento começou como uma reunião técnica e se transformou em um encontro estadual, graças ao apoio da equipe da Seduc e do Inep. Nosso propósito é valorizar os profissionais e reforçar a importância de uma coleta precisa e responsável”, afirmou.

Representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, destacou a relevância do trabalho das escolas na preservação da cultura e da identidade dos estudantes. 

“É na escola que mantemos vivas as tradições e a história das comunidades. Esse encontro é uma oportunidade de troca de experiências que fortalece a educação”, disse ela.

Para o secretário de Educação de Santo Antônio do Leste, Nelson da Silva, o encontro é fundamental para os municípios. “O Censo é o que garante a divisão dos recursos e assegura a educação das nossas crianças. Além disso, permite que os secretários escolares tirem dúvidas e atuem de forma mais eficiente”, avaliou.

Já Janaína Menezes, coordenadora do Censo Escolar em Paranatinga, pontuou a relevância da formação para os novos gestores. “Muitos municípios trocaram de gestão e têm técnicos novos. Esse evento é essencial para dar consciência sobre a base legal e a importância da coleta de dados de forma correta”, completou.

O Censo Escolar é o principal levantamento estatístico da educação básica no Brasil, coordenado pelo Inep em regime de colaboração com estados e municípios. Em Mato Grosso, as informações impactam diretamente o repasse do ICMS Educacional, que beneficia municípios com melhores resultados de aprendizagem.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]