Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

12 de Novembro de2025


Área Restrita

Governo MT Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025, 15:21 - A | A

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025, 15h:21 - A | A

Produção científica

Lacen apresenta pesquisas estratégicas de vigilância laboratorial no maior congresso de Medicina Tropical da América Latina

Unidade da Secretaria de Estado de Saúde obteve 12 trabalhos científicos aprovados em evento dedicado ao estudo das doenças tropicais

Administração

 
Ascom | SES-MT

Crédito - SES-MT
 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), marcou presença na 60ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop 2025), realizado em João Pessoa (PB).

O encontro é reconhecido como o principal evento científico da América Latina dedicado ao estudo das doenças tropicais, reunindo pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes, gestores e autoridades nacionais e internacionais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Neste ano, o congresso trouxe como tema central “Mudanças Climáticas e Impactos nas Doenças Tropicais”, chamando atenção para a relação direta entre alterações ambientais, circulação de vetores e o avanço de enfermidades emergentes e reemergentes. A programação contou com mesas-redondas, conferências, workshops, fóruns temáticos e aproximadamente 2 mil apresentações científicas, fortalecendo a integração entre pesquisa, vigilância e políticas de saúde.

O Lacen de Mato Grosso obteve 12 trabalhos científicos aprovados, abrangendo diferentes frentes da vigilância laboratorial. Entre os temas apresentados, destacam-se: Sazonalidade Climática e Vigilância Laboratorial de Vírus Respiratório; Vigilância Laboratorial para MPOX; Transformação Digital na Vigilância Laboratorial; Perfil Sorológico da Chikungunya em Mato Grosso (2023–2025); Rastreamento do câncer do colo do útero no Estado nos últimos 10 anos e Diagnóstico de Tuberculose Renal em Paciente com Sintomas Atípicos.

A diversidade temática demonstra o papel estratégico do laboratório em realizar vigilância laboratorial e resposta rápida às emergências de saúde pública.

De acordo com a diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira, a participação do laboratório no MEDTROP fortalece a capacidade científica e estratégica da unidade.

“Participar do Medtrop é consolidar o compromisso de Mato Grosso com a ciência aplicada ao SUS. Quando apresentamos nossos resultados, estamos mostrando que a vigilância laboratorial não é apenas um setor técnico, mas um instrumento que norteia as tomadas de decisões, orienta a construção de políticas públicas. Esse diálogo nacional e internacional nos fortalece e reflete diretamente na qualidade dos serviços ofertados à população.”

Ao reunir especialistas de diferentes áreas do conhecimento, o Medtrop possibilita a atualização técnica, o compartilhamento de experiências e a construção de estratégias colaborativas para enfrentar situações de surtos, epidemias e cenários epidemiológicos complexos.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]