26 de Abril de2024


Área Restrita

Política MT Terça-feira, 18 de Maio de 2021, 10:07 - A | A

Terça-feira, 18 de Maio de 2021, 10h:07 - A | A

Política MT

Prefeitura promove mesa de debates para lembrar o Dia Internacional de Combate a LGBTFobia

Davi Valle “Construindo estratégias, resistindo aos preconceitos e garantindo a cidadania” foi o tema mesa de debates do 1º Encontro...

Prefeitura de Cuiabá MT

“Construindo estratégias, resistindo aos preconceitos e garantindo a cidadania” foi o tema mesa de debates do 1º Encontro Municipal - Cuiabá contra LGBTFobia. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, ocorreu na segunda-feira (17), data em que se comemora o Dia internacional de Combate a LGBTFobia.

Sempre presente e muito atuante nas causas sociais, a primeira-dama Márcia Pinheiro disse que a realização do encontro, no dia em que é celebrado o Dia de Luta a todas as formas de preconceito e discriminação vem ao encontro ao plano de governo desenvolvido pela gestão Emanuel Pinheiro. “A luta e a necessidade de avançarmos na defesa dos direitos dessa comunidade é uma missão urgente e a nossa gestão está imbuída nessa pauta. Em todas as pastas da gestão, não há, não deve haver e não será aceita nenhuma prática de discriminação, preconceito e muito menos falta de respeito. Precisamos nos colocar no lugar do outro para uma sociedade cada vez mais igualitária”, disse Márcia Pinheiro.

O secretário de Governo, Luís Cláudio de Castro, durante a fala de abertura das discussões, lembrou do projeto Incluiabá, que é uma ação inédita ad Prefeitura dentro do tema inclusão social. A iniciativa já está em andamento e resultou na contratação de dezesseis profissionais considerados como minorias de diferentes grupos sociais. “O Brasil é um dos países que mais comete crimes de gênero. A luta dessa comunidade ecoa no município de Cuiabá. Ela encontra ouvidos do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro. A participação ativa desse grupo é representada no Incluiabá, onde adota, recebe e acolhe essas pessoas na estrutura da Prefeitura dando oportunidade de trabalho. Líderes como esses, que são preocupados com as minorias, é que revela o amor no lugar do ódio”, declarou o secretário.

“A cidade vive dos que vivem dela. Isso nada mais quer dizer respeito. A Casa do Povo Cuiabano tem que dar o exemplo. Somente uma gestão humanizada para tratar de assuntos que envolvem os direitos humanos. Somente uma gestão humanizada para travar debates iguais a esse. Quero aqui somente confirmar que a casa do povo está de portas abertas. Sou o primeiro negro a ocupar a presidência, nós estamos quebrando paradigmas. Contem sempre com o nosso apoio”, pontuou o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná.

Durante a fala, Henrique Schneider Neto, Promotor de Justiça de Mato Grosso, titular da 25ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, ao conhecer o projeto Incluiabá aplaudiu a iniciativa do Executivo Municipal na busca da igualdade de direitos, afirmou que o Ministério Público vai abrir o processo de contratação de uma mulher trans. “Nós estamos construindo a história, criando condições para um futuro com menos preconceitos e desigualdades. Se o projeto é bom, temos que copiar sim, O MP vai seguir o exemplo da Prefeitura de Cuiabá e vai aderir o Incluiabá”, observou.

“Graças ao apoio dispensado não só da primeira-dama, Márcia Pinheiro como também do prefeito Emanuel Pinheiro, nós - enquanto Conselho - temos voz e vez nessa gestão que tem como trabalhado pautado na humanização. Não temos o que reclamar, apenas a agradecer”, comentou o presidente do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá, Valdomiro Arruda.

A secretária adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Christiany Fonseca disse que esse encontro será o primeiro de muitos. “Cuiabá faz história pautando e organizando esse encontro. Precisamos pensar em políticas públicas para a população LGBTQIA+ e para isso, precisamos ouvir e debater com quem realmente vivencia as dificuldades e conhece a realidade. São encontros como esse, que nos oportunizam fazer reflexões e dar encaminhamentos quanto ao trabalho da estrutura pública para essa população. O prefeito Emanuel Pinheiro tem pautado a gestão pela humanização, vem dando espaço para todos os grupos e vem, efetivamente, criando políticas de inclusão social”, ressaltou Christiany.

O Dia Internacional de Luta contra a LGBTFOBIA foi escolhido em alusão à exclusão dessa população da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). O fato ocorreu em 17 de maio de 1990, e foi oficialmente declarado em 1992. No Brasil, a data foi oficialmente instituída somente em 04 de junho de 2010.


Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]