Mulher /

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019, 12h:30

A | A | A

Açafrão traz benefícios à saúde e ainda ajuda na perda de peso; veja como usá-lo

O açafrão é uma planta nativa da Índia e integra a mesma família do gengibre. Seus benefícios à saúde são vários, o que justifica a especiaria integrar...


Imagem de Capa

O açafrão é uma planta nativa da Índia e integra a mesma família do gengibre. Seus benefícios à saúde são vários, o que justifica a especiaria integrar a  lista de temperos indispensáveis para se ter em casa.

açafrão arrow-options
shutterstock
O açafrão tem diversos benefícios à saúde, colabora com a perda de peso e pode ser encontrado em diversas versões

De acordo com a nutricionista e chef funcional Gabriela Avvad, a cúrcuma é o tipo de açafrão mais benéfico. "Vários estudos comprovam que uma pequena dose diária de cúrcuma tem benefícios termogênicos e anti-inflamatórios inigualáveis a outras especiarias", diz ela ao Delas .

Além disso, esse tipo é o que mais colabora com o emagrecimento. "Um estudo publicado pelo Journal of Nutrition mostrou a ação da cúrcuma na inibição da lipogênese, produção de gordura pelo corpo", complementa a nutricionista.

Açafrão e a perda de peso

açafrão arrow-options
shutterstock
A cúrcuma, de acordo com Gabriela Avvad, é o tipo de açafrão que mais colabora com o emagrecimento

Gabriela explica que a especiaria deve estar no cardápio de quem deseja emagrecer por ser termogênica. "Ela inibe a produção de substâncias produzidas pelas células de gordura, chamadas citocina, que são inflamatórias e responsáveis por várias doenças metabólicas", pontua ela.

O açafrão também "interage em vários caminhos metabólicos capazes de reverter a resistência à insulina (pré-diabetes), hiperglicemia (açúcar alto no sangue), hiperlipidemia (colesterol elevado) e outros sintomas inflamatórios associados à obesidade".

Leia também: Simone conta o que faz para emagrecer 13 kg até o Natal; inspire-se na sertaneja

Benefícios da especiaria para a saúde

açafrão arrow-options
shutterstock
O açafrão propicia benefícios à saúde, como aumentar a imunidade, desintoxicar o fígado e ajudar a prevenir Alzheimer

O tempero, segundo a nutricionista, colabora com a prevenção do câncer e dores, além de aumentar a imunidade. Ele possui vitaminas e minerais, em especial o potássio, que são primordiais até no controle da pressão arterial.

"Também é fonte de vitamina C (o que ajuda muito na imunidade) e vitamina B6 (ótimo para o cérebro), conta com ferro (ajuda a prevenir anemias), manganês (ajuda no controle do colesterol), cálcio (ótimo para os ossos e dentes) e magnésio (metabolismo de glicose)", comenta.

O açafrão ainda é rico em proteína, o que contribui com o funcionamento dos músculos, e tem elevado teor de fibra solúvel.

"Quem quer desintoxicar o fígado pode apostar no açafrão. Ele também ajuda no controle da diabetes, neutraliza radicais livres, reduz a inflamação da artrite, tem ação analgésica, antisséptica e antibacteriana", acrescenta Gabriela Avvad.

Além disso, a especiaria age positivamente no metabolismo, colabora com a redução da acne e outras doenças de pele e ainda acelera cicatrizações. A nutricionista e chef funcional salienta que o tempero também atua na prevenção da doença de Alzheimer .

Como colocar o açafrão na rotina?

açafrão arrow-options
shutterstock
Gabriel explica que o açafrão em pó é o mais simples de ser inserido na rotina. Ele pode integrar várias receitas

O açafrão em pó é muito comum de ser encontrado e, para Gabriela, esse é o tipo ideal para inserir no cotidiano. Ele pode ser utilizado no preparo de sopas, pães, bolos, omeletes, tapiocas e também integrar o tempero de aves, carnes, cozidos, legumes, arroz, feijão, entre outros.

"Eu sugiro usar nos ovos mexidos, no café da manhã. Ou no suco verde", conta. "Eu faço um shot anti-inflamatório e tomo de manhã. Ele contém: uma colher de café de spirulina, um limão espremido, uma colher de café de cúrcuma ( açafrão ) e uma colher de sopa de água gelada. Misture tudo e tome em jejum", explica a nutricionista.

Gabriela Avvad destaca ainda a importância de maneirar no consumo da especiaria. Segundo ela, essa é o único cuidado que o tempero exige. "Deve -se atentar para o saber forte e não exagerar na quantidade", finaliza.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz